AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
A avaliação de curso compõe, juntamente com a avaliação de instituição (avaliação institucional e autoavaliação) e Enade, os três pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei N. 10.861, de 14 de abril de 2004.
Os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação, realizadas por comissões designadas pelo INEP.
Para autorização: avaliação feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso.
Para reconhecimento: Quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização.
Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do SINAES, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Os cursos que não fazem ENADE obrigatoriamente terão visita “in loco” para este ato autorizativo.
AVALIAÇÃO IN LOCO
A Avaliação In Loco é um processo que avalia uma instituição ou um curso de graduação, conduzido por avaliadores externos ao contexto do objeto a ser avaliado utilizando critérios estabelecidos e coerentes com o objetivo da avaliação.
As avaliações feitas pelas comissões compostas por dois avaliadores designadas pelo INEP caracterizam-se pela visita in loco aos cursos e instituições públicas e privadas, por um período de dois ou três dias. Elas se destinam a verificação das condições de ensino, por meio de documentos e entrevistas, em especial daquelas relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Os relatórios com os registros da avaliação externa realizada in loco fornecem subsídios e informações que permitem, em alguma medida, repensar a organização, currículos e condutas nos cursos de graduação visitados, uma vez que são conduzidas com base nas legislações e diretrizes constantemente atualizadas.
INDICADORES
O SINAES prevê uma série de indicadores produzidos a partir das avaliações realizadas em cada curso de graduação. Todos os indicadores são expressos de modo padronizado em uma escala de notas que vão de 1 (pior nota) a 5 (melhor nota).
São eles:
O Conceito de Curso (CC), indicador gerado pela avaliação in loco efetuada por uma dupla de avaliadores designados pelo MEC-INEP para visitar o curso e avaliar as dimensões pedagógica, de infraestrutura e de composição e conduta do corpo docente.
O conceito ENADE, indicador calculado a partir da média da nota que os estudantes concluintes obtêm na prova de conhecimentos gerais e específicos do ENADE.
O IDD, indicador calculado a partir da relação entre o desempenho dos estudantes no ENADE e no ENEM.
O Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador mais complexo, que se abastece de diversos insumos para ser calculado: o Conceito ENADE, o IDD, a avaliação que os estudantes realizam sobre o curso quando respondem o questionário do estudante do ENADE, e a composição do corpo docente a partir de dados obtidos no Censo da Educação Superior.
Download AVALIAÇÃO EXTERNA:
- Baixar Conceitos de Cursos e Enade
Download PORTARIAS DOS CURSOS E ATOS LEGAIS
- Baixar Autorização Reconhecimento e Credenciamento
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA – tem por finalidade a implementação do processo de Autoavaliação da UNIMEO / CTESOP, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
A CPA atuará com autonomia, em relação aos demais órgãos colegiados existentes na IES.