Atendimento Online

Psicologia UNIMEO no Rio de Janeiro

No mês de abril, os acadêmicos do curso de Psicologia da UNIMEO-CTESOP estiveram na cidade do Rio de Janeiro com uma programação voltada a vivências da historicidade da Saúde Mental no Brasil, visitaram o Centro Psiquiátrico Dom Pedro II, incluindo a visita técnica ao Memorial da Psiquiatria e à Galeria Espaço Travessias, e ao Fluminense Football Clube.

O Memorial da Psiquiatria retrata por meio de vivências o trabalho terapêutico com os clientes do antigo Centro Psiquiátrico Nacional. O Memorial coloca o visitante de frente com a realidade de uma nova proposta de atendimento na saúde mental, evidenciando traços encobertos da atividade mental, como eram chamadas as pessoas atendidas pela Dra. Nise.

Já na Galeria Espaço Travessias, em diversos momentos da visita houve a companhia de um dos clientes do local, que além de contar um pouco de sua história, pode provocar vários questionamentos nos ouvintes.

Ainda dentre a programação inclui a visita técnica ao Fluminense Football Clube, onde os acadêmicos, além do conhecimento sobre a Psicologia do Esporte, puderam vivenciar como ocorre o processo de trabalho dos profissionais.

E, por fim tiveram, a oportunidade de conhecer a história os processos culturais da antiga capital do Brasil (Rio de Janeiro), por meio de um city tour que incluiu diversos pontos turísticos em que foi guiado por um profissional turismólogo.

“As visitas técnicas buscam evidenciar os conteúdos trabalhados em sala de aula, permitindo a todos os participantes, alunos e professores, o contato com o ‘mundo vivido’, mais real e muito mais significativo. Conhecer o Centro Psiquiátrico Pedro II e o Memorial da Psiquaitria nos depara com uma triste história da saúde mental nacional, mas ao mesmo tempo nos desafia e nos inspira a ver vida, criatividade e esperança nas formas de acompanhamento dos usuários do serviço, ou como dizia Dra. Nise da Silveira, seus clientes”, concluiu os professores que acompanharam na viagem Taíza Fernanda Ramalhais, Vinícius Rufino Leal e a Coordenadora do Curso Graça Bittencourt.

 

Data da Publicação: 18/04/2022