Código

Senha

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem formação sólida em Computação. Reúne a tecnologia da computação e a ciência da administração e possui, em ambas as áreas, um enfoque pragmático forte. Esses conhecimentos lhe dão desenvoltura para criar aplicativos – software – que facilitem o processo e o fluxo de informação numa empresa através da tecnologia de informática, pois esse curso pode ser definido como uma combinação de recursos humanos e computacionais.

Ementas



1º Ano

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Fundamentos de construção de algoritmos e programas: variáveis, constantes, operadores aritméticos e expressões, estruturas de controle (atribuição, sequência, seleção, repetição, recursão), dados estruturados (vetores, matrizes, registros). Modularização e manipulação de arquivos.

Construção de programas: uso de uma linguagem de programação para reforçar e consolidar os conceitos de algoritmos.

 

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA E AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Disciplina informativa apresentando aos alunos as principais características e eixos do curso de Sistemas de Informação. Estrutura curricular do curso (destacando as principais matérias do currículo, visando esclarecer e motivar os alunos). Teoria da Informação. História e Evolução dos Computadores. Princípios Básicos: Hardware (Componentes Funcionais Básicos: CPU, Memórias, Dispositivos de Entrada, Saída e Armazenamento) e Software (Básico e Aplicativo). Noções dos principais aplicativos existentes no mercado. Noções de redes e Internet. Representação de dados e da Informação - BIT. Sistemas de numeração.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e desenvolvimento da expressão oral e escrita, através da ênfase nas atividades de leitura, interpretação e produção textual, tornando possível ao aluno a percepção dos valores, intenções e julgamentos implícitos em todo texto/discurso, habilitando-o para transitar entre os diversos discursos existentes e instrumentalizando-o para a construção do seu próprio texto/discurso. Trabalha também as bases da norma culta através da revisão gramatical.

 

INGLÊS TÉCNICO PARA INFORMÁTICA

Compreensão geral de um texto. Exploração de aspectos gramaticais e morfológicos pertinentes à compreensão. Estratégias de leitura. Interdisciplinaridade com a disciplina de comunicação e expressão nos textos de correspondência comercial e oficial e com informática básica nos textos de internet. Construção de um vocabulário técnico mínimo.

 

LÓGICA MATEMÁTICA

Sentenças e conectivos lógicos. Tabelas-verdade. Conversões entre bases numéricas. Aritmética Binária. Tautologias, Contingências e Contraditório. Quantificadores, predicados e validade. Lógica proposicional. O método dedutivo. Lógica de predicados. Álgebra de Boole.

 

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Conceito e objetivo de estudo da administração. O estudo da teoria geral da administração. Abordagem clássica da Administração: Teoria clássica e teoria estruturalista. Abordagem humanística da administração: Teoria das relações humanas, teoria comportamental, desenvolvimento organizacional. Escola quantitativa. Abordagem sistêmica, contingencial e o novo movimento das relações humanas. Novas abordagens de administração: Qualidade total, administração participativa, reengenharia.

 

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

Estrutura interna de um computador. Arquiteturas convencionais e seus componentes. Conceito de máquinas virtuais e máquinas multiníveis. Periféricos de entrada/saída.

 

DIREITO E LEGISLAÇÃO APLICADOS À INFORMÁTICA

Lei de software. Tratamento e sigilo de dados. Propriedade imaterial. Propriedade intelectual. Propriedade industrial. Responsabilidade civil e penal sobre a tutela da informação.

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Formas de conhecimento. O método científico. Hipóteses, leis e teorias científicas. Sistemas científicos. Pesquisa científica. Elaboração e apresentação de trabalhos.

 

2º Ano

 

PROGRAMAÇÃO I

Conceitos de Programação visual. Desenvolvimento de interfaces, componentes de interface. Ambiente de programação visual. Acesso às bibliotecas de componentes. Controle de propriedades e eventos. Acesso a fluxo de entrada e saída de dados.

 

ESTRUTURA DE DADOS

Técnicas de programação utilizando uma linguagem de programação. Dados estruturados. Dados abstratos. Ponteiros. Listas dinâmicas. Árvores. Algoritmos de ordenação. Algoritmos de busca.

 

SISTEMAS OPERACIONAIS

Introdução: histórico e estrutura de sistemas operacionais. Gerência de processos: estruturas para controle de processos; intercomunicação de processos: semáforos, monitores, mensagens, deadlocks; escalonamento de processos. Gerência de memória: swapping, memória virtual, paginação, segmentação. Gerência de arquivos: métodos de alocação, gerência de espaço livre; implementação de diretórios, controle de acesso. Entrada e saída: técnicas de E/S, terminais; redes; controladores de dispositivos. Estudo de casos. Link editores, compiladores, carregadores e interpretadores.

 

MATEMÁTICA DISCRETA

Teoria de contagem. Princípio de inclusão e exclusão. Combinatória.  Conjuntos. Álgebra de Conjuntos. Relações. Relações de recorrência. Relações de Ordem. Ordem Parcial. Teoria dos Grafos.

 

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Definição do processo de análise de sistemas. Análise e discussão dos principais ambientes de desenvolvimento de sistemas. Estudo comparativo das principais estratégias de especificação de requisitos disponíveis: Modelagem de Funções x Modelagem de Dados. Conceitos e terminologia básica, ciclo de vida de sistema, análise estruturada com ênfase nas ferramentas: Diagrama de Fluxo de Dados – DFD, Diagrama Entidade-Relacionamento – DER e Diagrama de Transição de Estados – DTE. Metodologias e ferramentas de modelagem de sistemas aplicados na solução de problemas corporativos.

 

ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL

Estrutura e funcionamento das organizações. Processos administrativos e comportamentais nas organizações. O pensamento sistêmico. O enfoque sistêmico e o ser humano. Aplicações do pensamento sistêmico. Definição de sistemas. Tipos de sistemas. Visão sistêmica das organizações. Planejamento estratégico, sistemas de informação e tomada de decisões. Estudo de casos. Tendências.

 

BANCO DE DADOS I

Conceitos básicos. Modelos de dados. Modelagem entidade-relacionamento. O modelo de dados relacional: conceitos, álgebra e cálculo relacional. Restrições de integridade. A linguagem SQL. Normalização e dependências funcionais. Transformação de modelo conceitual para o modelo do SGBD.

 

LIBRAS (OPTATIVA)

Comunicação e aprendizagem. Deficiência auditiva e processo de inclusão, a linguagem de sinais fundamentos e práticas.

 

3º Ano

 PROGRAMAÇÃO II

Conceitos de Programação Orientada a Objetos. Prática de programação utilizando uma linguagem orientada a objetos. Construção de interfaces gráficas baseadas em componentes. Persistência de objetos em banco de dados relacional.

 

BANCO DE DADOS II

Conceitos de Sistemas de Gerência de Banco de Dados: processamento de consultas, gerência de transações, controle de concorrência e recuperação. Desenvolvimento completo de um sistema de banco de dados: projeto, implementação, manutenção e ajustes (tuning) do banco de dados. Utilização e estudo detalhado de um sistema de gerência de banco de dados de uso comercial.

 

REDES DE COMPUTADORES

Introdução a Redes de Computadores; Hardware de Rede; Software de Rede; Arquiteturas de Redes; Modelos de Referência OSI e TCP/IP; Camada Física; Camada de Enlace de Dados; Camada de Rede; Camada de Transporte; Camada de Sessão, Camada de Apresentação; Camada de Aplicação; Sistemas Operacionais de Redes de Computadores; Segurança em Redes de Computadores; Gerenciamento de Redes de Computadores.

 

ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS ORIENTADAS A OBJETOS

Técnicas de levantamento de requisitos. Linguagem de modelagem. Ferramenta para construção dos diagramas que compõem modelos de sistemas orientados a objetos. Metodologia aplicável à organização das atividades que formam o ciclo de vida dos sistemas. Integração entre modelos orientados a objetos e modelos relacionais de persistência de dados.

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Porcentagem. Conceito de juros. Unidade de medida. Juros Simples e Juros Compostos. Taxa de Equivalência em Juros Compostos. Descontos. Séries de Pagamentos Postecipada e Antecipada. Sistemas de Amortizações.

 

GERÊNCIA DE PROJETOS

Histórico e fundamentos. Avaliação e gerenciamento de riscos de projetos. Organização, negociação e planejamento de projetos. Ferramentas computacionais de planejamento e gerência de projetos. Revisões. Métricas. Estudos de casos.

 

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Fundamentos e classificação de sistemas de informação. Conceitos de sistema. Componentes e relacionamentos de sistema. Tipologia de Sistemas de Informação e aplicações. Custo/valor e qualidade da informação. Vantagem competitiva e informação. Especificação, projeto e reengenharia de sistemas de informação, características do profissional de sistemas de informação e carreiras de sistemas de informação. Sistemas de informações gerenciais e de apoio à decisão. Áreas de pesquisa em Sistemas de Informação.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. Adquirir experiência em ambiente real. Colher subsídios para elaboração de projeto de final de curso.

 

4º Ano

 PROGRAMAÇÃO III

Desenvolvimento de aplicações voltadas para o ambiente Web. Evolução das linguagens de programação para Web. Ciclos de vida em desenvolvimento e manutenção de softwares. Medição. Principais conceitos de programação dinâmica para a Web, Cliente e Servidor.

 

FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES EM INFORMÁTICA

O perfil do empreendedor. Estudo dos mecanismos e procedimentos para lançamento de uma empresa no mercado. Sistemas de gerenciamento. Técnicas de negociação e legislação específica. Marketing e competitividade: análise de casos. Elaboração de um plano de negócios.

 

CONTABILIDADE E CUSTOS

Conceito, utilização, objetivos e princípios fundamentais da contabilidade, patrimônio, contas, escrituração, balancete de verificação, balanço patrimonial apuração do resultado do exercício e introdução à análise de balanços.

Estudos dos elementos de custos evidenciando diversos fatores de sua composição, com ênfase na geração de informações para avaliação, controle, decisão e análise de custos.

 

FILOSOFIA E ÉTICA

O ser e a existência; Conhecimento filosófico; Métodos da filosofia; As diversas partes da filosofia e sua inter-relação; Filosofia e ciência. A questão do conhecimento: relações entre ciência e filosofia. A questão do método que permite o conhecimento verdadeiro. Ética e moral. Sistemas éticos possíveis para uma prática profissional.

 

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Estatística Descritiva; Introdução à Probabilidade: Variáveis Discretas, Aleatórias e Contínuas. Distribuição de Probabilidade. Ajustamento de curvas. Noções de regressão e Correlação.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Discussão de temas atuais da informática de interesse para a formação do profissional da área e que não foram incorporados aos conteúdos programáticos das demais disciplinas do curso.

 

INTERFACE HOMEM – MÁQUINA

Princípios de Interação Homem-Computador. Modelagem do usuário. Interação. Concepção de Sistemas de Gerenciamento de Janelas. Sistemas de Auxílio (help). Técnicas de Avaliação. Aspectos humanos e ergonômicos. Aspectos tecnológicos. Métodos e técnicas de design. Ferramentas de suporte.

 

PSICOLOGIA APLICADA A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Pessoa, personalidade e trabalho. Motivação. Relações interpessoais, com ênfase no processamento de interação analista-usuário. Trabalho em equipe. Valores Liderança. Comunicação. Agente de mudança: compreensão e ação frente aos processos de mudança de base tecnológica visando enfrentar e vencer desafios.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Desenvolvimento de um modelo, sistema ou aplicação que envolva os conhecimentos adquiridos no curso. Este trabalho deve ser documentado de acordo com as técnicas vistas na disciplina de metodologia científica, sendo apresentado e defendido publicamente perante uma banca examinadora.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. Adquirir experiência em ambiente real. Colher subsídios para elaboração de projeto de final de curso.

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