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Senha

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar professores que possam atuar no Magistério, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profisisonal na área de serviços e apoio escolar.

Ementas



1º ANO

Biologia Educacional
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica na compreensão do processo ensino aprendizagem. A educação para a saúde e a questão ambiental.

Educação e Multimeios
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Recursos didáticos e as possibilidades de utilização na prática pedagógica. Integração dos multimeios na construção do conhecimento. Criatividade, recursos didáticos, experimentais e audiovisuais como medidores das diversas propostas de ensino: conceituação, características, critérios de seleção, produção e análise crítica

 

 

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Conhecimento da escola como organização complexa que promove a educação para e na cidadania. Organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino. O ensino fundamental e a educação infantil no contexto da sociedade brasileira. A questão da democratização e da seletividade escolar. Análise da estrutura e funcionamento do Ens. Fundamental e da Educação Infantil.

Informática Educacional
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Arquitetura básica do computador. Sistema operacional Windows. Editores de texto, software de apresentação e Internet. Aplicações das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Utilização da informática na organização e produção de materiais científicos.
    
Introdução a Metodologia e Técnicas de Pesquisa
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 120h
Ementa:
Ciência e conhecimento, métodos e técnicas. Trabalhos acadêmicos, fases iniciais da pesquisa qualitativa e quantitativa, coleta e organização de dados, educacionais e normas da ABNT.

Língua Portuguesa
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Desenvolvimento da expressão oral, produção textual, leitura e interpretação. Língua, linguagem e interação textual.

Libras – Língua Brasileira de Sinais
Período Letivo:: 1º ano
Carga Horária: 40h
Ementa:
Comunicação e aprendizagem. Deficiência auditiva e processo de inclusão, a linguagem de sinais fundamentos e práticas.

Literatura Infantil
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
História e característica da literatura infantil. A literatura infantil para as crianças de 0 a 6 anos: aspectos lúdicos e formativos. A importância da literatura para a aquisição da linguagem oral e escrita. A ideologia das histórias infantis. Clássicos infantis. As diferentes correntes literárias.

Psicologia Geral
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
História, conceito, objeto de estudo e método de investigações em Psicologia. Estudos dos processos básicos psicológicos. Processos de interação humana em situações grupais: primárias e secundárias.

Sociologia Geral
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Iniciação à sociologia. Estudo das teorias sociológicas clássicas. Indivíduo, trabalho e sociedade. As desigualdades sociais no mundo e no Brasil. Política e sociedade: as formas do Estado. Cultura e ideologia.

 

ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS
Projeto: Contação de História
Período Letivo: 1º ano
Carga horária: 40h
Ementa:
Origem e importância dos contadores de histórias: valor educacional das histórias; Como escolher a história adequada. Elementos para uma contação de histórias; Técnicas usadas para auxiliar a contação de histórias; Novos suportes para a narrativa oral na era digital; contando histórias para crianças com dificuldades de linguagem.

2º ANO
Currículos e Programas - Avaliação em Educação
Período Letivo: 2º ano
Carga horária: 80h
Ementa:

Abordagem  do     currículo     sobre   o   conhecimento   escolar      pelo     viés     das tendências e desenvolvimento  inicial  do  pensamento curricular  brasileiro  até os nossos dias. Análise  crítica  do  currículo, função, elaboração e programação do currículo no contexto escolar.  Concepções de avaliação. Qualidade e Educação. Avaliação Mediadora. Avaliação dialógica desafios e perspectivas. Processos avaliativos para aplicação em sala de aula e a ideologia de práticas de avaliação.

 

Didática I e II
Período Letivo: 2º e 3º anos
Carga horária: 160
Ementa:
Estudo e análise em diferentes abordagens da didática e sua relação com a e educação e a pedagogia perante o processo histórico. Concepções e elementos da didática nas tendências educacionais e as diferentes abordagens do processo ensino aprendizagem, envolvendo a atualização dos recursos de ensino. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação. Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de avaliação.

 Filosofia da Educação I e II
Período Letivo: 2º e 3º anos
Carga horária: 160h
Ementa:
Conceito de Filosofia e Filosofia da Educação. O pensar filosoficamente (criticamente) o ser social, a produção do conhecimento e a educação. Introdução à filosofia (filosofia como questão e como resposta; atitude filosófica). Conhecimento (formas de conhecer, o conhecimento e os primeiros filósofos, os filósofos e a teoria do conhecimento). Trabalho (atividade humana, alienação). Ética cultura e ciência. As elucidações conceituais e articulações da filosofia e educação. As concepções e tendências da filosofia da educação. A importância da filosofia da educação na formação de professores.

História da Educação I e II
Período Letivo: 2º e 3º anos
Carga horária: 160h
Ementa:
Concepções e objetivos da História da Educação. Suas inter-relações e importância para a compreensão da realidade educacional. Desenvolvimento do processo educacional: as práticas educativas, as teorias pedagógicas e a organização do ensino no contexto das sociedades, desde os povos primitivos até a atualidade. Desenvolvimento do processo educacional brasileiro: as práticas educativas, as teorias pedagógicas e a organização do ensino no contexto da sociedade brasileira, nos períodos colonial, monárquico e republicano.

 Metodologia do Ensino de Educação Física
Período Letivo: 2º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
A educação física e sua relação com o desenvolvimento integral do ser humano. Movimento humano: Aprendizagem motora. Desenvolvimento motor. A criança e o lúdico. A criatividade nas várias expressões.

 Metodologia do Ensino da Arte
Período Letivo: 2º ano
Carga horária: 160h
Ementa:
O papel da arte na formação humana. A reflexão crítica da práxis pedagógica da arte nas escolas brasileiras. As abordagens metodológicas para o ensino da música, das artes visuais, do teatro e da dança na educação infantil e anos iniciais.

Psicologia Educacional I e II
Período Letivo: 2º e 3º anos
Carga horária: 160h
Ementa:
Abordagem quanto ao desenvolvimento humano e suas implicações com a aprendizagem, em sua abordagem cognitiva, afetiva, matriz e oral. Desenvolvimento afetivo nas perspectivas da Psicanálise, Psicologia dialética e Psicologia Humanista. Análise do processo de aprendizagem na perspectiva do Behaviorismo, da Epistemologia genética e da Psicologia Histórico-cultural. Dificuldade de aprendizagem e ações didático-metodológicas relacionadas ao problema e/ou dificuldades de aprendizagem.

Sociologia da Educação
Período Letivo: 2º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
A educação como fenômeno social, suas funções e características, como elementos de integração social, de funcionamento e de continuidade. Estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico dos autores clássicos das ciências sociais.
   
Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
Período Letivo: 2º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Os processos de desenvolvimento, aprendizagem e desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos – afetividade, corporeidade, sexualidade. Concepção de desenvolvimento humano como processo recíproco e conjunto: o papel das interações (adulto/criança e criança/criança). Articulação cuidado/educação. Concepções de tempo e espaço nas Instituições de Educação Infantil. O jogo, a brincadeira e o brinquedo na Educação Infantil. Linguagem, interações e constituição da subjetividade da criança. Relações família e instituição de Educação Infantil. A educação inclusiva na Educação Infantil.

Prática Pedagógica I
Período Letivo: 2º ano
Carga Horária: 80h
Ementa

Sentidos e significados do trabalho do professor/educador. A ação docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Foco: Relação teoria e prática na formação do professor/educador;
Eixo: Observações/pesquisa, coparticipação nas estruturas administrativas e pedagógicas das instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Modalidade de Educação Especial  (Inclusão no ensino regular)

 

 ATIVIDADES TEÓRICO –PRÁTICAS:
Projeto: Jogos, Recreação e Psicomotricidade
Período Letivo: 2º ano
Carga horária: 40h
Ementa:
Psicomotricidade - histórico e finalidades; elementos básicos da psicomotricidade: esquema corporal, lateralidade, organização e estruturação espaço temporal, percepção, ritmo, equilíbrio, concentração, respiração, relaxamento, coordenação motora global e fina.  A psicomotricidade como instrumento riquíssimo que  auxilia a promoção de  situações preventivas e de intervenção, contribuindo nas situações de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.

3º ANO
Fundamentos Teóricos de Língua Portuguesa e Alfabetização
Período Letivo: 3º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
A linguística e o ensino de Português. Concepções de língua e linguagem. A escola e o desenvolvimento da expressão oral. O professor e os procedimentos para desenvolver a expressão e a produção verbal da criança. A leitura nas classes de alfabetização. Prontidão para a leitura. A ortografia. Diversidade linguística na sala de aula. Problemas de aprendizagem. O ensino de Língua Portuguesa do ponto de vista dos documentos norteadores específicos da disciplina.

Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza
Período Letivo: 3º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Visão histórica do conhecimento matemático. A função social dos conteúdos matemáticos. A Matemática no currículo, na legislação e em diferentes enfoques teóricos metodológicos. O processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Subsídios teóricos para o entendimento do processo de construção do conhecimento científico. Contextualização do ensino de Ciências na Educação infantil e nos |Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contribuições do Ensino de Ciências frente as questões da inclusão, das drogas e da sexualidade. Elaboração de propostas metodológicas para o ensino de Matemática e Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação da aprendizagem

Metodologia do Ensino de Geografia
Período Letivo: 3º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Concepções de Geografia. A geografia como ciência. Compreensão do espaço produzido pela sociedade (espaço relacional). Aspectos teórico-metodológicos do ensino da geografia. Objetivos e finalidades do ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Conteúdos básicos de geografia na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Análise crítica dos livros didáticos dos anos do Ensino Fundamental.

Metodologia do Ensino de História
Período Letivo: 3ºano
Carga horária: 80h
Ementa:
História e memória social: as finalidades do ensino de história na sociedade brasileira contemporânea. A transposição didática da história e a construção da compreensão e explicação histórica. Relação entre a construção da noção de tempo e espaço e leitura do mundo pela criança. O trabalho com as fontes históricas. Objetivos e conteúdos programáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento, seleção e avaliação em história. Análise crítica do material didático.

Prática Pedagógica II
Período Letivo: 3º ano
Carga Horária: 120h
Ementa:
A especificidade do trabalho do professor da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, quanto a diversidade, desigualdade, pluralidade cultural e educacioonal. O trabalho pedagógico escolar e a formação do professor pedagogo.

Foco: Trabalho pedagógico como princípio educativo. Relação teoria e prática na formação do educador. Condicionantes teóricos metodológico da ação docente no contexto escolar

Eixo: Observações na equipe pedagógica e coparticipação em sala de aula, nas instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Médio - Formação de Docentes e Modalidade de Educação Especial

 

ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS;
Projeto: Educação Especial
Período Letivo: 3º  ano
Carga Horária: 20h

Ementa:
Comunicação e aprendizagem. Deficiência auditiva e processo de inclusão, a linguagem de sinais fundamentos e práticas.

 

4º ANO

Organização do Trabalho Pedagógico
Período Letivo: 4º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
As formas de organização escolar e o seu processo de democratização. Definição do projeto político pedagógico. Planejamento e avaliação da ação escolar. A escola como espaço e de qualificação do professor. Função d pedagogo e da ação pedagógica, realizando a mediação entre a execução do currículo e as atividades didático pedagógicas. Estabelecimento de relações entre a equipe pedagógica e a gestão democrática da educação. Desenvolvimento das experiências e práticas no exercício da função do pedagogo nas relações entre professores, educandos, direção, funcionários e famílias dos educandos no interior das organizações escolares e nas suas relações com a comunidade escolar.

 

 Educação Inclusiva
Período Letivo: 4º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Reflexão crítica de questões políticas educacionais na ação do educador. Conceitos, legislação, fundamentos históricos, sócio políticos e éticos. Formas de atendimento da educação especial, nos sistemas de ensino. Evolução histórica, prevenção, ajustamento pessoal, social e profissional da pessoa com necessidades educativas especiais.

  Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Período Letivo: 4º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Função social, política e educacional da Educação de Adultos. Diferentes enfoques da Educação de Adultos nos aspectos históricos no contexto da sociedade brasileira. Concepções e tendências curriculares que permeiam a prática pedagógica e metodológica na educação de jovens e adultos. A formação do educador de jovens e adultos e o processo de aprendizagem do adulto. Tendências atuais. Conhecimentos de novas experiências em turmas de programas/projetos em desenvolvimento.

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Alfabetização
Período Letivo: 4º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
A leitura e a escrita como atividades sociais significativas. A atuação do professor de Língua e Alfabetização: pressupostos teórico-práticos. As contribuições das diferentes ciências na formação do professor de Língua Portuguesa e Alfabetização. Alfabetização e letramento. Considerações teórico-metodológicas para a prática pedagógica de alfabetização e letramento.

 

 

Princípios e Métodos de Gestão
Período Letivo: 4º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Conceito de Gestão, Organização e participação em ambientes educativos escolares e não escolares. Princípios e características de gestão participativa. A educação e a economia. Associações Educativas. Ética.

Política Educacional
Período Letivo: 4º
Carga horária: 80h
Ementa:
Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas; organização dos sistemas de ensino considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais; políticas educacionais e legislação de ensino; as políticas e a legislação brasileira na Educação Básica.

Trabalho Pedagógico na Educação não Escolar
Período Letivo: 4º ano
Carga horária: 80h
Ementa:
Os processos educativos nas instituições não escolares. Cultura dos espaços educativos formais e não formais. As dimensões do trabalho pedagógico: pedagogia social de rua; pedagogia em ambientes empresariais, projetos sociais; organização não governamental. Pedagogia no ambiente de promoção da saúde e da melhoria de qualidade de vida. O papel do pedagogo na articulação do conhecimento e das ações no âmbito da sociedade civil organizada. A organização da práxis pedagógica na educação não escolar, na perspectiva do trabalho como princípio educativo.  Princípios e práticas pedagógicas no processo de organização de instituições e espaços educativos não formais. Postura e ação do educador.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Período letivo:   4º ano
Carga horária:   80 h
Ementa:

Trabalho desenvolvido por meio de pesquisa na forma de trabalho científico tendo como finalidade propiciar ao aluno aprofundamento em sua formação profissional

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Período Letivo: 4º
Carga horária: 160h

Ementa:
 Prática de Ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio – Formação Docente e na Educação não Escolar, bem como em diferentes Modalidades da Educação. Reflexão sobre as formas de gerenciamento de instituições escolares e não escolares que ofertam o ensino. Análise crítica da práxis educativa.
FOCO: Prática de ensino, gestão escolar, planejamento e organização das instituições escolares e não escolares que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos.

EIXO: Coparticipação e regência em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental- Anos Iniciais, Ensino Médio – Formação Docente, Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar, escolas especializadas e/ou regulares que possuam alunos com necessidades educativas especiais, bem como em diferentes Modalidades da Educação, em projetos alternativos de educação escolar e em  instituições não escolares.

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