Código

Senha

Formar profissional com competência para exercer atividades de pesquisa, ensino e outras modalidades de atuação que envolva as informações e instrumentos de trabalho concernentes ao conhecimento histórico, com domínio amplo desse campo de conhecimento e das práticas essenciais de sua produção e difusão.

Sobre o curso



Curso: História

Coordenadora: Coordenadora: Professora Mestre Fabiana Marreto Secariolo - historia@unimeo.com.br

Período: Diurno e Noturno

Inicio do Funcionamento: 02/2002

Titulação: Licenciatura Plena em História

Duração mínima: 03 (três) anos

Duração máxima: 05 (cinco) anos

Situação Legal:

Autorização: Portaria nº 1588 de 19/07/2001 – DOU 23/07/2001

Reconhecimento: Portaria nº 223 de 07/06/2006 – DOU 09/06/2006

 

Objetivo do curso

Formar profissional com competência para exercer atividades de pesquisa, ensino e outras modalidades de atuação que envolva as informações e instrumentos de trabalho concernentes ao conhecimento histórico, com domínio amplo desse campo de conhecimento e das práticas essenciais de sua produção e difusão.

 

Perfil do Profissional

O docente e/ou pesquisador de história é o profissional capaz de atuar em vários campos em que se faça necessário seu conhecimento. Isso significa que o historiador deve estar preparado para as atividades profissionais de pesquisa, ensino e outras modalidades de atuação que envolva as informações e instrumentos de trabalho concernentes ao conhecimento histórico, com domínio amplo dessa campo de conhecimento e das práticas essenciais de sua produção e difusão.

Profissional consciente da responsabilidade social de seu trabalho. Portanto, ele deve assumir a responsabilidade de produzir um tipo de conhecimento com implicações sociais, já que trata da consciência do passado comunitário que todo o grupo humano necessita para sua identificação, orientação, sobrevivência no presente e proposição de futuro.

Profissional capaz de estabelecer relações entre a história e outras áreas do conhecimento.

Profissional capaz de estabelecer uma aprendizagem continuada e de aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias.

 

Currículo

A matriz curricular do curso de história é constituída por disciplinas teóricas, que permitem uma reflexão crítica sobre a produção do conhecimento histórico; por disciplinas de pesquisa, que tem por objetivo o desenvolvimento da prática de produção acadêmica e ainda por disciplinas pedagógicas, destinadas à formação do professor.

 

Mercado Empresarial

A graduação em história permite o exercício em atividades de pesquisa e de ensino, nas escolas de Ensino Fundamenta e Médio. Pose desempenhar funções de pesquisador e escritor em instituições públicas e privadas.

 

Mercado de Trabalho

O profissional graduado em história poderá atuar em projetos de pesquisa e em estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos ou privados. Cuida, também, na preparação dos alunos às outras funções que podem ser desempenhadas pelo historiador, como: a de pesquisador e escritor; atuar em Centros de Documentação de Museus; jornalista televisivo, impresso e virtual; guia de turismo histórico local e regional; organização de eventos culturais; e a coordenação de centros de difusão de cultura.

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR