Código

Senha

Formar profissional com competência para exercer atividades de pesquisa, ensino e outras modalidades de atuação que envolva as informações e instrumentos de trabalho concernentes ao conhecimento histórico, com domínio amplo desse campo de conhecimento e das práticas essenciais de sua produção e difusão.

Ementas



1º ANO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA

Estudo dos procedimentos metodológicos na produção do conhecimento adotados pelas diversas correntes historiográficas na seleção de temas, recortes cronológicos, seleção de fontes, objetivando a reflexão crítica e o treinamento nas técnicas básicas de pesquisa e análise bibliográfica, próprias do ofício do historiador.

 

HISTÓRIA ANTIGA

A disciplina articulará reflexões sobre o estudo da antiguidade, as influências contemporâneas e a formação de reflexão crítica sobre o período. Contato com as correntes historiográficas a nível nacional e internacional.

Estudos das civilizações grega e romana em seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. Identificação e análise das principais correntes historiográficas.

Estudos das civilizações do Oriente Próximo em seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. Identificação e análise das principais correntes historiográficas

 

ANTROPOLOGIA CULTURAL

Estudo da multiplicidade dos aspectos culturais a partir de casos etnográficos, a partir das questões teóricas e metodológicas produzidas desde os anos finais do século XIX até os anos 40 deste século que constituem o discurso antropológico clássico.

A antropologia como campo de conhecimento. A antropologia e as demais ciências sociais. O social e o biológico. A evolução humana. As noções de natureza e cultura. As concepções de sociedade e cultura. O problema do etnocentrismo. O trabalho de campo.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Abordagens sobre o desenvolvimento afetivo-emocional, cognitivo e social e as aplicações das diversas teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Um histórico dos processos de aprendizagem.

Análise de processo de desenvolvimento humano nas suas dimensões psicomotoras, social, afetiva e intelectual. Caracterização da fase evolutiva com ênfase na infância e adolescência. Aprendizagem e desempenho.

 

HISTÓRIA MEDIEVAL

Estudo das dimensões políticas, sociais, religiosas, econômicas e culturais no período do imperador Constantino até século XII. Estudo da evolução histórica de Bizâncio e do mundo islâmico na bacia mediterrânea permanências. Constituição e características do mundo medieval e, em particular, da sociedade feudal. Discussão da historiografia sobre o período.

 

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Linguística textual: perspectivas e desenvolvimento. Análise dos fatores textuais de coesão e coerência na estruturação do texto escrito. Prática de leitura e produção de textos, os momentos de produção de textos.

 

DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Concepções de história. Processo ensino-aprendizagem e a proposta curricular de história para a escola do ensino fundamental e médio, Escola - sala de aula: objetivo de conhecimento e estudo do cotidiano. Interação professor/aluno/conhecimento histórico escolar. Planejamento e avaliação da aprendizagem.

 

HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGA E MEDIEVAL

O estudo das diferentes manifestações artísticas do homem a partir da cultura material. A arquitetura ocidental na antiguidade greco-romana e sua influência nas concepções modernas e contemporâneas, considerando as estruturas sócio-políticas e culturais.

A disciplina articulará reflexões sobre o estudo da antiguidade e as influências contemporâneas e a formação de reflexão crítica sobre o período. Contato com as correntes historiográficas a nível nacional e internacional.

Estudo das dimensões políticas, sociais, religiosas, econômicas e culturais no período do imperador Constantino até século XII. Estudo da evolução histórica de Bizâncio e do mundo islâmico na bacia mediterrânea permanências.

 

2º ANO

TEORIA DA HISTÓRIA

O objetivo da disciplina é oferecer aos alunos ingressantes elementos que lhes possibilitem entender as discussões historiográficas componentes do curso. Estudo dos conceitos fundamentais da história e as principais questões que informam o trabalho do historiador. O eixo norteador será História e Poder nas das tendências gerais da historiografia, além dos primeiros contatos com fontes primárias.

 

HISTÓRIA DO BRASIL I

Estudo da sociedade brasileira, a partir dos principais debates historiográficos sobre o período colonial e imperial, apresentando as fontes usadas e as novas abordagens sobre o período no processo de construção do Estado Nacional.

 

HISTÓRIA DA AMÉRICA

Estudo das sociedades pré-colombianas americanas, com ênfase nos povos da América Central e do Sul. Estudo das transformações sociais política e econômicas dos séculos XVII e XVIII, centrado nas revoluções inglesas, Revolução Industrial e na Revolução Francesa.

 

HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Estudo da Filosofia através da história e da análise crítica de sua problemática nas dimensões epistemológica, antropológica, política e ética.

 

HISTÓRIA ECONÔMICA

O surgimento das relações econômicas. Consolidação do capitalismo no século XIX e o caráter da ciência econômica a par com a dinâmica das transformações históricas.

 

HISTÓRIA MODERNA

Introdução nos estudos sobre o mundo moderno a partir de transformações econômicas, políticas e culturais que representam uma ruptura com o mundo medieval e a emergência das novas percepções. A ideia de Renascimento no Ocidente.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira: Limites e Perspectivas. Tendências Atuais na Formação do professor. As políticas de financiamento e fomento à educação brasileira. As propostas do MEC na avaliação da educação Fundamental e Média. Unidades Escolares: Modelos de Gestão e Organização Escolar no Ensino Fundamental e Médio.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Observação e problematização da realidade escolar e do ensino de história, através da investigação e de alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem com atuação prática na comunidade escolar, oportunizando a práxis reflexiva.

 

3º ANO

HISTÓRIA DO BRASIL II

Estudos sobre a história e política o liberalismo no Brasil.

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Diferentes enfoques teórico-metodológicos da história e suas implicações no processo educativo. O ensino de história do Brasil como objeto de pesquisa. As propostas curriculares e alternativas metodológicas para o ensino-aprendizagem de história no ensino fundamental.

 

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Estudo do processo de construção da ordem burguesa centradas nas revoluções dos séculos XVIII e XIX, a Revolução Industrial Inglesa, o Ludismo e o Cartismo, o sindicalismo. Estudo das correntes socialistas francesas, a concentração do capital e imperialismo, a Comuna de Paris.

 

HISTÓRIA DO PARANÁ

Estudo da formação e das representações da sociedade paranaense.

 

INFORMÁTICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA

Noções básicas de informática. Sociedade da informação. A informática aplicada à educação. Multimídia na educação. Softwares educacionais e o ensino da história. Os sistemas de informação e a gestão da informação por meio de banco de dados.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISAS EM HISTÓRIA

Discussão dos conceitos e métodos que definem as linhas temáticas do currículo: História Econômica-Social, do Poder e das Ideias Políticas, e da Cultura, Mentalidades e Ideologias. A pesquisa em história: características e etapas. O projeto de pesquisa e sua elaboração: problemas práticos da execução de projetos de pesquisa em história.

 

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A sociologia como leitura do contexto educacional brasileiro. Realidade educacional e sociedade. Paradigmas sociológicos e educação. Espaços sociais emergentes, novas tecnologias, sociedade e educação.

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