Código

Senha

Ementas



1º Ano

INTRODUÇÃO AO COOPERATIVISMO

Ementa

Analise e entendimento de conceitos básicos do cooperativismo, a história do cooperativismo, as diferentes formas de cooperativismo, as vantagens do cooperativismo; Princípios do cooperativismo, os procedimentos para constituição e legalização de cooperativas e a legislação cooperativista. Gestão tradicional, gestão coletiva, gestão democrática, autogestão. Técnicas, princípios e ferramentas da administração aplicadas a gestão de cooperativas. Aspectos atuais da Administração de Cooperativas. Tendências.

 

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO COOPERATIVA

Ementa

O estudo da teoria geral da Administração. Abordagem clássica da Administração: teoria clássica e teoria estruturalista. Abordagem humanística da administração: teoria das relações humanas, teoria comportamental, desenvolvimento organizacional. Teoria Estruturalista da Administração no Sistema Cooperativo.

 

ECONOMIA PARA COOPERATIVAS

Ementa

A disciplina busca introduzir o/a estudante no processo de conhecimento sobre a evolução e histórico do cooperativismo e da economia solidária, no sentido de provocar uma melhor compreensão acerca do funcionamento deste sistema associativista e desta nova maneira de organização econômica. Sobretudo, esta disciplina objetiva capacitar o/a estudante para o acompanhamento das ações das cooperativas na construção da economia solidária. A economia na atualidade. Aspectos contemporâneos em Economia. Tendências em economia para as Cooperativa.

 

MATEMÁTICA BÁSICA

Ementa

Conjuntos numéricos. Taxa média de variação. Funções: linear, quadrática, composta, exponencial e logarítmica. Aplicações: funções de custo, receita, lucréditoso, oferta, demanda; ponto de equilíbrio. Noção intuitiva de limites. A derivada como taxa de variação. Técnicas de derivação. Derivada das funções composta, exponencial e logarítmicas, Aplicações da derivada no Campo da Economia.

 

GESTÃO DE MARKETING PARA COOPERATIVAS

Ementa

Administração de marketing de cooperativas: planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e atividade de comercialização: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição. Desenvolvimento de projetos de marcas e produtos. Conceitos básicos de qualidade de produtos e/ou serviços. Contratos. Fornecedores e clientes.

 

TÓPICOS EM GESTÃO DO COOPERATIVISMO

Ementa

Seminários, palestras, estudos, visitas e conferências sobre temas que envolvam cooperativismo, formas de cooperação e gestão de cooperativas, destacando sempre situações e experiências que possam contribuir para a formação. Tópicos contemporâneos sobre gestão das diversas áreas, tipos e setores cooperativos. Aspectos atuais e tendências em cooperativismo e gestão de cooperativas.

 

TIPOLOGIA DO COOPERATIVISMO

Ementa

Fundamentos da tipologia cooperativista. Cooperativismo agrário, cooperativismo de consumo, cooperativismo de habitação, cooperativas especiais, cooperativismo de saúde, cooperativismo de educação, cooperativismo de transporte, outros ramos cooperativos.

 

RECURSOS HUMANOS PARA COOPERATIVAS

Ementa

Evolução histórica da gestão de R.H. Estratégia em R.H. Planejamento em R.H. Desenvolvimento organizacional. Clima e cultura organizacional. Aprendizado nas organizações. Gestão do conhecimento. Papel do gestor nos processos de mudança organizacional. Ética nas relações. Qualidade de vida no trabalho. Aspectos atuais e tendências em Gestão de Pessoas nos segmentos cooperativos. Levantamento e seleção. Aspectos atuais em Recursos Humanos e Tendências para o Cooperativismo.

 

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS

Ementa

Definições de Planejamento estratégico, tático e operacional. A concepção da estratégia nas organizações Cooperativas. Posicionamento estratégico, Tipologias e Modelos. Análise do ambiente competitivo, Formas de Competição. Planejamento e implementação de estratégias. Dimensões estratégicas. Tendências atuais de estratégias para as Cooperativas.

 

LOGÍSTICA PARA COOPERATIVAS

Ementa

Logística, Origem, Concepção e Evolução. Logística Interna, armazenagem, movimentação Logística Externa; Suprimento e Distribuição. Fluxo de Produtos, Informações e Recursos a Montante e a Jusante. Logística Integrada. Logística reversa. O perfil do operador logístico. Aspectos atuais e tendências em logística para cooperativas.

 

CONTABILIDADE APLICADA PARA COOPERATIVAS

Ementa

Conhecimento dos processos de registros das operações e elaboração das demonstrações contábeis em Cooperativas. As características básicas do empreendimento cooperativo e suas peculiaridades nas atividades contábeis. As Normas Brasileiras de Contabilidade e as contabilizações rotineiras das Cooperativas: balanço patrimonial, demonstração de resultados, de mutações do patrimônio líquido e de origens e aplicações dos recursos.

 

DIREITO COOPERATIVISTA

Ementa

Noções e conceitos de Direito Cooperativo. Regras sobre funcionamento de Cooperativas e Associações no Brasil. A Legislação Cooperativista. Necessidades legais para criar e registrar uma cooperativa ou associação. O direito e o dever da cooperativa. O direito e o dever do sócio. O poder e a responsabilidade do dirigente. O Estatuto. A relação da cooperativa com os demais segundo a legislação. O direito de cooperativas no Brasil. Aspectos atuais e tendências em direito e legislação de cooperativas e de associações.

 

 

2º Ano

HISTÓRIA E CULTURA AFRO/INDÍGENA

Ementa

As matrizes indígenas e africanas da cultura brasileira. Os conceitos de Indígena e Afro-Brasileiro. Trabalho, cultura e resistência negra e indígena no Brasil. Cultura africana, sincretismo e miscigenação. Brasil/África e a formação do Atlântico Negro. A comunidade indígena local. A diversidade na educação.

 

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Ementa

Impacto da informação nas organizações em suas dimensões. Visão sistêmica de estratégias integradoras de áreas e informação como apoio ao processo decisório. Identificação e relacionamento do fluxo de informação externa e interna como recurso gerencial. Projeto, implantação e monitoramento de objetivos na informatização de empresas. Aspectos atuais da Gestão de Sistemas de Informação. Tendências Futuras em Sistemas de Informações para Cooperativas.

 

CUSTOS PARA COOPERATIVAS

Ementa

Elementos e análise de custos, esquema básico da contabilidade de custos, departamentalização e centros de custos, critérios de rateio dos custos indiretos, custeio por absorção, custeio variável, análise custo x volume x lucro, noções sobre custeio ABC, método das UEPS e GECON. Custos e formação de preços em áreas/atividades e setores específicos. Temas contemporâneos em custos. Tendências em Custos para Cooperativas.

 

CONSTITUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COOPERATIVAS

Ementa

A Empresa Cooperativa e o seu processo de organização e constituição. As características das Cooperativas e os diversos ramos no mercado atual. Os princípios e formas de funcionamento das cooperativas. O amparo legal das Empresas Cooperativas no Brasil e os direitos e deveres dessas instituições. Cooperativas e tecnologias sociais.

 

DIREITOS HUMANOS

Ementa

A relação entre educação, direitos humanos e formação para a cidadania. Algumas questões atuais: o Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e educação para a cidadania e a construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ementa

Problemas ambientais que afetam o espaço geográfico no Brasil, Estado de Mato Grosso e Região do Vale do Juruena. Possibilidades de soluções.

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DA PESQUISA

Ementa

Conceitos fundamentais: O papel da ciência; Tipos de conhecimento; Métodos; Técnicas; Modalidades de pesquisa.

Pesquisa Científica: Conceito; O processo de leitura; Campo de aplicação da pesquisa; Fases / Etapas; Ética na pesquisa; Tipologia da pesquisa; O projeto de pesquisa experimental e não experimental; Pesquisa qualitativa e quantitativa.

Produção de Textos e Trabalhos Técnico-Científicos: Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural; Fichamento; Paper; Resumo; Resenha; Esquema; Artigo científico; Comunicação científica; Ensaio científico; Relatório de pesquisa; Citações bibliográficas.

Trabalho Acadêmico: A fundamentação teórica do trabalho acadêmico (tipo, características e composição estrutural); Natureza, modalidades e estrutura de projetos de pesquisa; Estilo de Redação; Referências bibliográficas; Apresentação gráfica.

Normas da ABNT: Estudo e aplicação das normas; Normas básicas de elaboração de trabalhos acadêmicos 14724, 10520, 06023.

 

CONTABILIDADE GERENCIAL PARA COOPERATIVAS

Ementa

Gestão Estratégica de Custos. Unidade de Esforço de Produção - UEP. Sistema de Informação de Gestão Econômica - GECON. A teoria das restrições e suas implicações na contabilidade gerencial para Cooperativas. Aspectos tributários das sociedades cooperativas. Aspectos contábeis das sociedades cooperativas: normas brasileiras e normas internacionais de contabilidade. Operações entre cooperados e cooperativas.

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Ementa

Juros Simples e Compostos: Juros e montante simples; Taxa proporcional e equivalente; Homogeneidade entre taxa e tempo; Juros ordinários, exatos e bancário; Diferenças entre os regimes de capitalização; Juros e montante compostos; Taxas nominal, proporcional, efetiva e equivalente. Descontos: Desconto simples; Desconto composto; Problemas práticos. Séries de Pagamentos: Definições; Classificação; Anuidades postecipadas; Anuidades antecipadas; Anuidades diferidas; Anuidades variáveis. Correção Monetária e Inflação: Índices de atualização e inflação; Variação dos índices; Taxa de juros nominal e real; Depósito com correção monetária. Sistema de Amortização: Sistema Price; Sistema SAC; Sistema Sacre. Análise de Investimentos: Conceito e aplicação de fluxos de caixa; Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Métodos de análise de investimentos (valor presente, custo anual, taxa interna de retorno e Pay Back).

 

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NAS COOPERATIVAS

Ementa

A atividade financeira do Estado e seu poder impositivo de tributar. Espécies tributárias e o efeito econômico dos tributos. O Sistema tributário na Constituição Federal e a legislação ordinária tributária. Normas gerais de direito tributário e a administração tributária para Cooperativas.

 

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO NO AGRONEGÓCIO

Ementa

Estudo dos conceitos e processos administrativos aplicados à unidade de produção agrícola e pecuária, registros contábeis e avaliação de projetos agropecuários. Atualidades sobre a gestão e o planejamento do agronegócio. Tendências na área.

 

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA COOPERATIVAS

Ementa

Elaboração de análise financeira através de índices de estrutura, liquidez, atividades e rentabilidade. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Análise do Capital de Giro e Fluxo de Caixa, Políticas de financiamentos e dividendos. Financiamentos a longo prazo. Sistema Financeiro e reflexos no Cooperativismo.

 

ORÇAMENTO E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PARA COOPERATIVAS

Ementa

Conceitos básicos de orçamentos, Orçamento operacional, orçamento econômico, Orçamentos de investimentos, Execução orçamentária. Fontes de financiamento, custos e riscos. Métodos de análise de projetos de investimento. Efeitos do financiamento sobre a estrutura de capital das organizações. Decisões de investimento a longo prazo para Cooperativas.

 

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS PARA COOPERATIVAS

Ementa

Conceitos básicos sobre projetos, plano de negócios e empreendedorismo. Aspectos administrativos, legais, mercadológicos, técnicos, econômicos e financeiros. Custo e financiamento. Estudo de viabilidade. Análise de risco. Elaboração de projeto ou plano de negócio incluindo aspectos de cooperativas. Estudos iniciais de controle para Cooperativa.

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR