Código

Senha

A Geografia leva os acadêmicos a compreender o mundo em que vivemos, por meio de análise sobre sociedade e natureza, de sua inter-relação e espacialização, produzindo conhecimento e propondo alternativas para soluções das problemáticas estudadas. Para isso, deve pautar a sua atuação na perspectiva de construção de uma sociedade democrática, que contemple o exercício pleno da cidadania com equidade e justiça social e ambiental. Dessa forma, o profissional em Geografia precisa saber integrar teoria à prática, por meio de atividades de caráter pedagógico, ensino, técnico e pesquisa.

Ementas



1º ANO

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA

As diferentes correntes do pensamento geográfico. Especificidades epistemológicas da Geografia com ênfase ao meio ambiente. A diversidade metodológica nos vários campos da geografia com ênfase ao meio ambiente.

 

FUNDAMENTOS DA PETROGRAFIA, GEOLOGIA E PEDOLOGIA

Os processos geológicos atuantes na evolução da dinâmica terrestres com a consequente formação das rochas. Classificação e reconhecimento das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Intemperismo. Fundamentos de cristalografia e mineralogia, classificação e determinação de minerais empregando propriedades químicas e físicas. Fornecimento das bases indispensáveis à observação de campo e de laboratório.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA

Natureza do conhecimento científico. Ciência e método científico. Pesquisa científica: bibliografia de campo e laboratório. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos.

 

TEORIAS DA REGIONALIZAÇÃO

As principais teorias sobre região e regionalização e suas vinculações com evolução do pensamento geográfico. O planejamento e as desigualdades regionais. Fronteiras culturais.

 

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA E TOPOGRAFIA

Noções de astronomia, mensurações, projeções cartográfica. Fundamentos de cartografia.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Desenvolvimento e aprendizagem. Teorias do Desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem. O processo do ensino-aprendizagem: interação, professor, aluno e conhecimento.

 

GEOGRAFIA DO BRASIL

Diferenciações Regionais. Divisão Regional. Integração Regional. Regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

 

DIDÁTICA DA GEOGRAFIA

Abordagem crítica a respeito do currículo, conhecimento e ideologia no processo de ensino-aprendizagem de geografia. Sala de aula: objetivo de conhecimento e estudo do cotidiano. Interação professor/aluno/conhecimento. Histórico escolar. Planejamento e avaliação da aprendizagem.

 

2º ANO

CLIMATOLOGIA

Os fatores e elementos do clima. Climatologia dinâmica. Classificações. Distribuição espacial dos climas da terra e do Brasil. Atividade prática e estudo de clima local.

 

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

Evolução dos estudos de geografia da população. O conceito de população. Relações sociedade/população e organização/produção. Diversas possibilidades de análise populacionais, segundo as várias correntes e enfoques geográficos.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira: Limites e Perspectivas. Tendências Atuais na Formação do professor. As políticas de financiamento e fomento à educação brasileira. As propostas do MEC na avaliação da educação Fundamental e Média. Unidades Escolares: Modelos de Gestão e Organização Escolar no Ensino Fundamental e Médio.

 

GEOGRAFIA AGRÁRIA

Geografia agrária e questões agrárias. Sistema de produção. A questão agrária no Brasil.

 

GEOGRAFIA URBANA E INDUSTRIAL

Processo de urbanização e industrialização. Análise e estudos de fatores que afetam a estrutura urbana. Constituição histórica da cidade. Revolução industrial. Modernidade e espaço urbano.

 

INFORMÁTICA APLICADA A GEOGRAFIA

A era da informatização. A geociência em informática. Sistemas de informação para geociências. Dispositivos especializados para entrada e saídas de dados comuns em geociências. Sistemas de gerenciamento de dados. Serviços públicos de comunicação de dados.

 

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A sociologia como leitura do contexto educacional brasileiro. Realidade educacional e sociedade. Paradigmas sociológicos e educação. Espaços sociais emergentes, novas tecnologias, sociedade e educação.

 

GEOMORFOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Leitura, interpretação e confecção de cartas e blocos diagramas geomorfológicos. Dinâmica externa. Relevo.

 

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Observação e problematizarão da realidade escolar e do ensino da geografia, através da investigação e alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem com atuação prática na comunidade escolar, oportunizando a práxis reflexiva.

 

3º ANO

GEOGRAFIA DO PARANÁ

Análise e caracterização dos principais elementos espaço-culturais da geografia com ênfase em meio ambiente paranaense.

 

GEOGRAFIA DA AMÉRICA

O espaço geográfico das Américas. A evolução histórica da organização americana. O Brasil e a América. A formação cultural, social, histórica e econômica da América Latina. O contexto atual, as relações internacionais e a integração das Américas.

 

RECURSOS NATURAIS E ANÁLISE AMBIENTAL

Relação sociedade e natureza. Gestão de recursos naturais e métodos de análise ambiental. Legislação ambiental. Educação ambiental. Desenvolvimento de projetos de pesquisa: estudos e trabalhos de campo.

 

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO À GEOGRAFIA

Aplicação fotointerpretação e imagens de radar e satélites.

 

HIDROGRAFIA

Fundamentos de hidrografia. O ciclo hidrológico. Sistemas de escoamento superficial e subterrâneo. O sistema hidrográfico brasileiro.

 

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À GEOGRAFIA

Utilização de softwares adequados aos conhecimentos geográficos, SIG e outros.

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR