Código

Senha

Ementas



1º Ano

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Ementa

Introdução à Teoria da Administração: Antecedentes históricos da administração; Definições e conceitos; Princípios e ação administrativa; Evolução do pensamento administrativo. Escolas da Administração: Teoria clássica e científica; Teoria das relações humanas e comportamentais (motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupos); Teoria neoclássica (eficiência e eficácia, estrutura e estratégia organizacional); Abordagem estruturalista e burocrática; Abordagem comportamental; Abordagem sistêmica; Abordagem contingencial. Novas configurações organizacionais: Qualidade nas organizações; Perspectivas futuras da gestão empresarial.

 

CONTABILIDADE BÁSICA

Ementa

Noções Básicas de Contabilidade: Conceito e origem; Finalidade; Objeto; Usuários; Campo de aplicação da contabilidade; Mercado de trabalho do contador.

O Estudo do Patrimônio: Conceituação; Ativos, bens e direitos; Passivos, obrigações; Patrimônio Líquido; Estática patrimonial; Aspecto qualitativo e quantitativo do patrimônio; Representação gráfica do patrimônio; Equação básica da Contabilidade; Situação líquida patrimonial. Elenco de Contas: Conceito de conta; Classificação das contas, integrais e diferenciais (patrimoniais, resultado e compensação); Noções de débito e crédito; Noções de plano de contas.

Estudos das Variações Patrimoniais: Atos e fatos contábeis (permutativos, modificativos e mistos); Formação, subscrição e integralização de capital; Registros de mutações patrimoniais; Apuração do resultado, reconhecimento das receitas e despesas. Procedimentos Básicos de Escrituração: Método das partidas dobradas; Mecanismos de débito e crédito; Lançamento (elementos essenciais, fórmulas); Teoria das origens e aplicação de recursos; Regime de caixa x regime competência; Constituição de empresa, operações básicas; Balancete de verificação; Livros utilizados na escrituração, obrigatórios e auxiliares, formalidades.

 

ECONOMIA

Ementa

Antecedentes históricos: Introdução; Evolução do pensamento econômico; Problemas básicos da organização econômica; Mercados e governo numa economia moderna; Elementos fundamentais numa economia moderna. Microeconomia: Oferta e procura em mercados individuais; Oferta e preços em mercados concorrenciais; Procura e comportamento do consumidor; Produção e organização empresarial; Análise de custos; Estruturas de mercado e concorrência imperfeita; Receita marginal; Oligopólio e monopólio; Salários, rendas e lucros. Macroeconomia: O Setor Externo. Inflação. O Setor Público. Crescimento e Desenvolvimento Econômico. A Economia Brasileira em Crise. A Evolução da Economia Internacional. Taxas de câmbio e Balanço de Pagamentos. Comércio, desenvolvimento e globalização.

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Ementa

Juros Simples e Compostos: Juros e montante simples; Taxa proporcional e equivalente; Homogeneidade entre taxa e tempo; Juros ordinários, exatos e bancário; Diferenças entre os regimes de capitalização; Juros e montante compostos; Taxas nominal, proporcional, efetiva e equivalente. Descontos: Desconto simples; Desconto composto; Problemas práticos. Séries de Pagamentos: Definições; Classificação; Anuidades postecipadas; Anuidades antecipadas; Anuidades diferidas; Anuidades variáveis. Correção Monetária e Inflação: Índices de atualização e inflação; Variação dos índices; Taxa de juros nominal e real; Depósito com correção monetária. Sistema de Amortização: Sistema Price; Sistema SAC; Sistema Sacre. Análise de Investimentos: Conceito e aplicação de fluxos de caixa; Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Métodos de análise de investimentos (valor presente, custo anual, taxa interna de retorno e Pay Back).

 

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Ementa

Conceitos fundamentais: O papel da ciência; Tipos de conhecimento; Métodos; Técnicas; Modalidades de pesquisa. Pesquisa Científica: Conceito; O processo de leitura; Campo de aplicação da pesquisa; Fases / Etapas; Ética na pesquisa; Tipologia da pesquisa; O projeto de pesquisa experimental e não experimental; Pesquisa qualitativa e quantitativa. Produção de Textos e Trabalhos Técnico-Científicos: Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural; Fichamento; Paper; Resumo; Resenha; Esquema; Artigo científico; Comunicação científica; Ensaio científico; Relatório de pesquisa; Citações bibliográficas. Trabalho Acadêmico: A fundamentação teórica do trabalho acadêmico (tipo, características e composição estrutural); Natureza, modalidades e estrutura de projetos de pesquisa; Estilo de Redação; Referências bibliográficas; Apresentação gráfica. Normas da ABNT: Estudo e aplicação das normas; Normas básicas de elaboração de trabalhos acadêmicos 14724, 10520, 06023.

 

 

LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. A LIBRAS a partir dos estudos semióticos e linguísticos, destacando-a como a primeira língua da pessoa surda. Distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e de LIBRAS.

 

FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL

Ementa

Conceituação. Grandes temas da filosofia. Distinção entre os conhecimentos empírico, científico, filosófico e teológico. Relevância da filosofia para a sociedade contemporânea. Filosofia da filosofia: reflexão autocrítica. Dimensionamento dos problemas gnosiológico, ontológico e teológico. Conceitos básicos do conhecimento filosófico: ser, não ser e devir, as categorias, os princípios fundamentais, transcendência e imanência. Introdução à Ética. Ética Profissional.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa

O conhecimento da Língua Portuguesa é uma necessidade fundamental para o bom desempenho em nossos dias. Deve-se considerar nossa língua um instrumento indispensável e prioritário em todas as funções.

Estudo e desenvolvimento da expressão oral e escrita, através da ênfase nas atividades de leitura, interpretação e produção textual, tornando possível ao aluno a percepção dos valores, intenções e julgamentos implícitos em todo texto/discurso, habilitando-o para transitar entre os diversos discursos existentes e instrumentalizando-o para a construção do seu próprio texto/discurso. Trabalha também as bases da norma culta através da revisão gramatical.

 

DIREITO EMPRESARIAL

Ementa

Noções gerais de Direito. O Direito de Empresa. A Empresa e o Empresário. Sociedades em geral, personificadas e não personificadas. Liquidação das Sociedades. Transformação, incorporação, fusão e cisão das sociedades. Títulos de Créditos. Das Falências e das Recuperações Extrajudicial e Judicial.

 

 

ESTATÍSTICA

Ementa

Introdução à estatística (variáveis e amostras). Séries estatísticas. Gráficos estatísticos. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central, de ordenamento e posição. Medidas de variabilidade, de assimetria e curtose. Probabilidades. Distribuições de Probabilidade. Regressão e Correlação. Testes de hipóteses.

 

2º Ano

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL E SOCIETÁRIA

Ementa

Conceitos de empresa/ elementos identificadores da empresa, estabelecimento empresarial, condições para o exercício da função de empresário; Micro empresa e Empresa de Pequeno Porte; Empresa Nacional e Estrangeira; Sociedades Simples e Sociedades Empresárias – Constituição/ Registros/ Dissolução; Órgãos de Registros das Sociedades; Espécies de Sociedades, responsabilidades dos sócios; Sociedades limitadas, Sociedades Anônimas – Lei 6404/76; Falência e recuperação judicial e extrajudicial; Títulos de Crédito; Direito do Consumidor; Livros Contábeis Obrigatórios.

 

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Ementa

Operações Mercantis: Transações de compras e vendas; Devoluções de compras e de vendas; Fretes e seguros; Abatimentos; Tributos nas operações; Apuração do custo da mercadoria vendida (inventário periódico e permanente); Receitas; Despesas; Apuração do resultado. Operações com mercadorias: Resultado bruto com mercadorias; Custo das mercadorias vendidas; Inventário permanente; Avaliação de estoques. Operações Financeiras: Aplicações financeiras; Empréstimos; Operações com duplicatas; Operações com cheques; Operações com caixa; Receitas financeiras; Despesas financeiras. Operações com folha de pagamento: Folha de pagamento, verbas; Principais ocorrências da folha de pagamento; Impostos, empregado e empregador. Depreciação, amortização e exaustão: Métodos de depreciação; Alcance da depreciação; Taxas de depreciação; Condições especiais de depreciação; Depreciação de bens usados; Depreciação acelerada; Taxas de amortização; Alcance da amortização; Taxas de exaustão; Alcance da exaustão. Estática e Dinâmica Patrimonial: Conceito; Critérios de avaliação do ativo e do passivo. Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade (framework): Conceituação; Descrição; Princípios fundamentais de contabilidade.

 

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Ementa

Legislação social. Direito do Trabalho: fontes, aplicação e interpretação. Empregado e empregador. Contrato de trabalho. Remuneração e salário: repouso semanal, férias, FGTS. Normas especiais de proteção ao trabalho. Aviso prévio. Proteção ao trabalho da mulher, da criança e do adolescente. Segurança e medicina do trabalho. Direito coletivo do trabalho. Direito de greve. Justiça do trabalho. Prescrição. Legislação previdenciária.

 

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Ementa

Conceitos: Análise; Objetivo da análise; Tipos e métodos de análise, de estrutura ou composição, de evolução ou crescimento, por diferenças absolutas, números índices e de quocientes. Ajustes das Demonstrações Contábeis para Fins de Análise: Reclassificação das demonstrações contábeis; Modelo de padronização das demonstrações contábeis. Análise Vertical e Horizontal: Objetivos da análise horizontal e vertical; Forma de cálculo da análise vertical e avaliação dos indicadores apurados; Forma de cálculo da análise horizontal e avaliação dos indicadores apurados. Análise Econômico Financeira: Índices de liquidez; Índices de endividamento; Gestão de caixa, prazo médio de renovação de estoques, prazo médio de recebimento de vendas, prazo médio de pagamento de compras, ciclos operacional e financeiro, análise de capital de giro; Índices de rentabilidade, lucratividade ou margem operacional líquida, rentabilidade ou taxa de retorno dos acionistas, retorno sobre investimentos, retorno sobre o patrimônio líquido; Termômetros de solvência.

 

TEORIA DA CONTABILIDADE

Ementa

Evolução do Pensamento Contábil: Gênese da contabilidade e evolução do pensamento contábil; Aspectos científicos da contabilidade; Campo de estudo e aplicação da contabilidade; Metodologias e processos contábeis; Avanço da pesquisa e aplicação em contabilidade. Escolas e Doutrinas da Contabilidade: Escolas européia e americana; O Brasil no contexto das duas escolas; As principais doutrinas (controlista, contista, personalista, reditualista, aziendalista, patrimonialista e neopatrimonialista); Ensino de contabilidade no Brasil. Princípios Fundamentais da Contabilidade: Evolução histórica (Resoluções CFC n.ºS 529/81, 530/81, 750/93, 751/93 e 774/93). Teorias Descritiva e Prescritiva: Postulados e convenções; Princípios, normas e padrões; Essência sobre a forma; Critérios de Mensuração e Avaliação, do ativo e passivo das receitas e despesas dos ganhos e perdas. O Produto Final da Contabilidade: Qualidades e características da informação contábil; Compreensibilidade; Relevância; Confiabilidade; Comparabilidade; Aspectos contábeis introduzidos pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09.

 

 

CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO

Ementa

Teoria das Finanças Públicas: Estado e economia; Eficiência, eficácia e efetividade; Visão clássica das funções do estado; Evolução das funções do governo; A função do bem-estar; Políticas alocativas, distributivas e de estabilização; Bens públicos; Instrumentos e recursos da economia pública; Princípios teóricos da tributação; Conceito de déficit público; Necessidades de financiamento do setor público; Resultado primário; Resultado nominal. Planejamento do Setor Público: O sistema atual e o processo de planejamento público nacional; Planejamento e gestão estratégica; Legislação básica e dispositivos constitucionais; Plano plurianual (PPA); Financiamento do plano e orçamento; Ciclo orçamentário; Tramitação no legislativo. Orçamento Público: Lei de diretrizes orçamentárias (LDO); Conceitos, princípios e tipos de orçamentos; Processo orçamentário da administração pública; Elaboração da lei orçamentária anual (LOA); Programação e classificação das despesas e das receitas; Execução orçamentária da receita e da despesa; Créditos adicionais; Programação financeira; Restos a pagar. Responsabilidade Fiscal: Lei de responsabilidade fiscal (LRF); Regra de ouro; Anexo de metas e riscos fiscais; Receita corrente líquida; Vedações; Instrumentos de transparência; Limites constitucionais e legais; Garantias. Estrutura Conceitual para a Contabilidade do Setor Público: Princípios fundamentais de contabilidade sob a ótica do setor público; Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público (NBC TSP). Patrimônio Público: Conceito; Receita, classificação, estágios, renúncia e destinação da receita; Dívida ativa; Despesa, classificação e estágios; Contabilização. Plano de Contas e Escrituração Contábil: Considerações introdutórias; Regimes contábeis; Identificação dos grupos; Sistemas de contas (orçamentário, financeiro, patrimonial, compensação); Mecanismo de contas; Funcionamento das contas; Contabilização dos fatos típicos, restos a pagar, despesa de exercícios anteriores, regime de adiantamento, operações de crédito, depreciação, amortização, exaustão, provisões, aplicação do regime de competência, contingências passivas, reservas, perdas, ajustes de exercícios anteriores. Demonstrações Contábeis na Área Pública: Conceito, importância, finalidade; Balanço orçamentário; Balanço financeiro; Balanço patrimonial; Demonstração das variações patrimoniais; Demonstração do fluxo de caixa; Demonstração do resultado econômico; Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Funções Básicas do Siafi: Conceito, Concepção, Estrutura.

 

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Ementa

Introdução à Psicologia: Conceito e noções gerais da psicologia; Histórico da psicologia organizacional; Contribuição da Psicologia no relacionamento homem-organização. Estudo da Personalidade e do Comportamento Humano: Teorias psicodinâmica; Teorias cognitivas; Teorias behavioristas; Abordagens psicológicas sobre o processo de desenvolvimento humano e suas implicações na prática administrativa. Motivação e Liderança: Conceito; O fenômeno da liderança; Características do líder e dos grupos; Diferentes estilos de liderança; Dinâmica do comportamento; Principais teorias motivacionais; A teoria motivacional aplicada ao trabalho. Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho: Criatividade; Comunicação; Persuasão; Competição; Conflitos; Trabalho em equipe; As pressões no trabalho, estresse e fadiga psicológica. Personalidade e Trabalho: Personalidade; Desajustamentos e formas de ajustamento. Inteligência: Conceitos; Inteligência racional; Inteligência emocional; Fundamentos do comportamento dos grupos; Conceitos; Classificação dos grupos; Desenvolvimento dos grupos; Equipes de trabalho; Kurt Lewin e a teoria de campo; Relacionamento interpessoal. Tópicos Emergentes: Capital intelectual; Cultura e clima organizacional; Noções de gestão de conhecimento.

 

CONTABILIDADE ATUARIAL

Ementa

Noções de Cálculos Atuariais: Introdução à ciência atuarial; Profissão de atuário. Previdência Social e Previdência Complementar: Histórico; Modalidades de planos de benefícios de aposentadoria; Diretrizes normativas; Política de investimentos. Dinâmica dos fundos de pensão. Contabilidade dos fundos de pensão: Sistema de planificação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC); Segregação contábil; Estrutura das contas; Modelos de demonstrações contábeis; Balanço patrimonial; Demonstração de resultado de exercício; Outras demonstrações contábeis; Planificação contábil padrão; Notas explicativas; Parecer do atuário; Auditoria independente; Conselho fiscal; Conselho deliberativo. Contabilização na patrocinadora: US-GAAP; International Accounting Standards Board (IASB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

MÉTODOS QUANTITATIVOS

Ementa

Análise de Dados: Estatística aplicada; Estatística descritiva e inferencial; Estatística clássica e análise baynesiana; Variáveis discretas e contínuas. Distribuição de Frequência: Intervalos de classe; Histogramas e polígono de frequência; Frequência acumulada e relativa; Representação gráfica. Descrição de Dados: Média aritmética; Média geométrica; Mediana; Moda; Quartis, decis e percentis; Amplitude; Desvio médio, variância e desvio-padrão; Coeficiente de variação.

Probabilidades: Eventos independentes, dependentes e mutuamente exclusivos; Valor esperado; Probabilidade condicional; Distribuição discreta e contínua; Distribuição binomial; Análise combinatória; Variáveis aleatórias. Regressão e Correlação: Teoria da correlação; Correlação linear e múltipla; Medidas de correlação; Mínimos quadrados; Equação de correlação; Erro padrão; Variação explicada e não explicada; Coeficiente de determinação e de correlação; Equação de regressão; Diagrama de dispersão; Análise da correlação e regressão. Séries Temporais: Modelo clássico; Tendência; Variáveis cíclicas e irregulares; Variáveis sazonais; Previsão de ciclos e indicadores econômicos. Representação Gráfica: Gráficos e tabelas. Números Índices: Construção de índices simples e compostos; Mudança de base de um número índice; Índice de preço ao consumidor; Deflação. Teoria da Amostragem: Amostras e populações; Amostra aleatória; Valor esperado. Testes de Hipóteses: Teste de diferenças de médias; Determinação do tamanho da amostra; Teste qui quadrado; Distribuição T Student; Distribuição binomial; Distribuição F; Teste de diferença entre variâncias.

 

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Ementa

Mercado de Capitais, Financeiro e de Créditos: Economia e mercado; Moeda e política monetária; Instrumentos de política monetária; Formação da taxa de juros; Mercados primário e secundário; Sistema financeiro nacional; Corretoras e distribuidoras de valores. Fatos Econômicos com Vistas a sua Contabilização: Principais títulos do mercado de capitais, ações, debêntures; Política de dividendos; Derivativos; Opções. Tomada de Decisão sobre Investimentos: Análise fundamentalista; Análise gráfica ou técnica; Investimentos de curto e longo prazo. Fontes de Financiamento: Decisões de financiamento de capital de giro; Decisões de financiamento de longo prazo; Custo médio ponderado de capital (WACC); Fundos adicionais necessários (FAN). Principais Operações e Indicadores de Mercado: Principais indicadores de decisão; Margem de garantia; Registro contábil de derivativos; Corretoras e financiadoras. Governança Corporativa: Órgãos normativos e regulatórios; Bolsas de valores e BM&F; Bolsa de valores no brasil; Código brasileiro das melhores práticas; Arbitragem/SWAP.

 

3º Ano

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I

Ementa

Introdução à Contabilidade de Custos: Diferenciação entre contabilidade financeira, a contabilidade de custos e a contabilidade gerencial; Utilidade das informações geradas pela contabilidade de custos; Princípios fundamentais de contabilidade aplicados aos custos empresariais. Terminologia contábil: Discriminação da terminologia em custos industriais; Terminologia em entidades não industriais. Princípios Contábeis Aplicados a Custos: Custeio por absorção, conceituação, obrigatoriedade e utilização; Custeio variável ou direto, conceituação; Distinção entre custeio variável e por absorção. Classificação e Nomenclatura de Custos: Separação entre custos e despesas; Classificação de custos diretos e indiretos; Fixos e variáveis; Custos primários e custos de transformação; Outras nomenclaturas de custos. Sistemas de Custeamento: Custeio direto; Custeio indireto; Padrão; Absorção. Esquema Básico de Custos: Separação entre custos e despesas, apropriação dos custos diretos e indiretos; Departamentalização, conceituação e classificação de departamento e centro de custos, custos atribuídos aos departamentos de serviços e produtivos e sua contabilização; Produção equivalente. Implantação de Sistemas de Custos: Reação do sistema, custo do sistema e seu benefício; Escolha do sistema e implantação. Custos Conjuntos: Distinção entre coprodutos, subprodutos e sucatas; Apropriação dos custos conjuntos aos coprodutos; Critérios de apropriação dos custos conjuntos.

 

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Ementa

A organização vista como sistema: eficácia e eficiência empresariais. Conceitos operacionais sobre sistemas de informação. Política e sua influência nos sistemas de informação. Impactos no processo eletrônico de dados nos sistemas de informação. Valor dos sistemas de informação para a organização no mundo moderno e de economia globalizada. Valor dos sistemas de informação para a empresa. Plano diretor de sistemas. Aspectos comportamentais e políticos de desenvolvimento de sistemas como instrumento de auxílio à alta gestão. Instrumentação das fases da engenharia da informação. Instrumentação para soluções antimonotonias corporativas. Simulação de modelos empresariais. Sistemas especialistas. Técnica de geração de cenários. Aplicações de simulação em administração. Aplicação dos meios de informatização aos problemas organizacionais.

 

AUDITORIA CONTÁBIL

Ementa

Auditoria Contábil. Origem e aspectos gerais. Auditoria Interna e Auditoria Externa - Normas profissionais e relativas aos trabalhos de auditoria. Supervisão e controle de qualidade. Controles internos. Elementos comprobatórios, papéis de trabalho. Procedimentos e testes de auditoria. Programas de auditoria. Normas relativas ao parecer dos auditores independentes.

 

PERÍCIA CONTÁBIL, AVALIAÇÃO E ARBITRAGEM

Ementa

Perícia e Perícia Contábil. Tipos e fins da perícia. Perícia e atividades similares. O perito contador. A perícia judicial. Prática pericial - espécies de perícias contábeis judiciais Técnicas de trabalho. Perícias contábeis específicas, arbitragem e mediação.

 

LABORATÓRIO CONTÁBIL

Ementa

Uso de Software e Internet: A importância da informática na área contábil; Planilhas do excel; Sistemas específicos para uso da contabilidade; Sistemas integrados tipo ERP ou SIGE; Sites dos diversos órgãos ligados à contabilidade. Rotinas Contábeis de Registro e Regularidade de Empresas: Atos de constituição, alteração e extinção de empresas, documentação necessária para registros nos órgãos competentes; Manutenção junto aos órgãos fiscalizadores; Contrato de prestação de serviços contábeis; Demais contratos, declarações e certidões atinentes à área contábil. Rotinas de Escrituração Fiscal com uso de Software: Escrituração das notas fiscais, entradas, saídas, serviços; Emissão dos livros fiscais; Registro de apuração de ICMS e IPI; Registro de inventário; Apuração dos Impostos e contribuições, ICMS, IPI, ISS, SIMPLES, PIS, COFINS, CSLL, IRPJ; Declarações mensais e trimestrais, arquivo magnético. Rotinas de Departamento Pessoal com uso de Software: Admissão de funcionários; Relatórios admissionais; Controle do período de experiência; Cadastro de funcionários junto ao PIS; Elaboração do cálculo aviso de férias; Controle de férias; Folha de pagamento, emissão e resumo; Entrega mensal do arquivo magnético do FGTS; Envio da GPS aos sindicatos; Elaboração de adiantamento salarial; Elaboração da folha de 13º salário; Elaboração das guias de INSS; Rescisão e homologação; Atualização das fichas de registros e carteira profissional; Elaboração e entrega da RAIS; Elaboração da DIRF; Guia de DARF do IRRF.

 

LEGISLAÇÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA

 

Ementa

Legislação tributária – Conceitos fundamentais: o poder de tributar e competências; os princípios jurídicos da tributação. Direito tributário – Normas gerais. Legislação tributária. Vigência e aplicação. Interpretação. Obrigação tributária. Crédito tributário. Administração tributária. STN – competência tributária – tributos.

 

CONTABILIDADE DAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

Ementa

Identidade e caracterização das entidades em fins lucrativos no Brasil. Aspectos Legais aplicados às entidades sem fins lucrativos. Normas e práticas contábeis aplicadas às entidades sem fins lucrativos. Sistema de contabilidade por fundos aplicado às entidades em fins lucrativos. Orçamento no processo de gerenciamento das entidades sem fins lucrativos. Obrigações fiscais, parafiscais e outros compromissos acessórios das entidades sem fins lucrativos.

 

CONTABILIDADE SETORIAL

Ementa

Contabilidade da construção civil, das sociedades cooperativas, das instituições financeiras e de seguros, Hotelaria, Contabilidade Ambiental.

 

HISTÓRIA E CULTURA AFRO/INDÍGENA

Ementa

As matrizes indígenas e africanas da cultura brasileira. Os conceitos de Indígena e Afro-Brasileiro. Trabalho, cultura e resistência negra e indígena no Brasil. Cultura africana, sincretismo e miscigenação. Brasil/África e a formação do Atlântico Negro. A comunidade indígena local. A diversidade na educação.

 

ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Ementa

Projeto de Pesquisa: Conceitos; Estrutura básica; Explanação dos itens do projeto, tema, delimitação do tema, enunciado do problema, hipóteses, universo da pesquisa, amostra. Fundamentação do Trabalho: Objetivos, geral e específicos; Justificativa; Referencial teórico; Metodologia; Cronograma e referências.

Normas Técnicas para Trabalhos Acadêmicos: Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; Elementos de apoio ao texto (citações, notas de rodapé e ilustrações); Aplicação das normas (ABNT). Redação de Textos Científicos, TCC: Conceito e objetivos; Tipos de pesquisa, bibliográfica, documental e de campo.

Redação do Trabalho de Conclusão de Curso: Introdução; Desenvolvimento; Conclusão. Regulamento e Documentação do TCC: Lei de direitos autorais (nº 9.610 - 19/02/1998), principais aspectos e sanções para plagiadores. Instrumentos de Coleta de Dados: Entrevista; Questionário; Observação.

 

4º Ano

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS II

Ementa

Critérios de Rateio dos Custos Indiretos: Análises dos critérios de rateio com custos comuns; Rateio dos custos dos departamentos; Importância da consistência nos critérios de rateio. Materiais Diretos: Critérios de avaliação dos materiais (Preço Médio, PEPS, UEPS); Tratamento contábil das perdas de materiais, subprodutos e sucatas. Mão de Obra Direta: Itens que integram a mão-de-obra direta; Separação entre mão-de-obra direta e indireta; Compatibilização com a contabilidade geral; Adicionais de horas extras e outros. Fluxo Contábil: Contabilização de custos (matéria-prima, mão-de-obra e custos indiretos de produção). Custeio de Ordens e Encomendas: Distinção entre produção por ordem e produção contínua; Diferenças no tratamento contábil; Contabilização na produção por ordem. Custeio por Processo: Equivalente de produção; Variações nas quantidades de produção; Contabilização na produção contínua e problema das quantidades físicas; Contabilização da produção por ordem e da produção contínua.

 

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Ementa

Contabilidade adequada a Legislação Tributária. Contabilização: IRPJ, ICMS, IPI, ISS, COFINS, PIS, Contribuição Social sobre o Lucro. Tributação: microempresas e empresas de pequeno porte (SIMPLES), Lucro Presumido. Lucro Estimado, Lucro Real, Lucro Arbitrado e Planejamento Tributário.

 

CONTROLADORIA

Ementa

Contextualização: Função da controladoria; Ambiente; Função do controller. Planejamento: Conceitos; Tipos (estratégico e operacional); Etapas de implementação (estratégia, missão, ambiente, objetivos e metas e acompanhamento); Acompanhamento da execução do plano. Gestão e a Controladoria: Processo decisório; Plano estratégico; Sistema de avaliação de desempenho; Modelo de gestão. Avaliação de Desempenho: Aspectos introdutórios; Tipos de indicadores; Administração por centros de responsabilidades; Modelos de avaliação de desempenho. Ferramentas de Gestão: EVA; Balanced scorecard; Benchmarking; EBTIDA.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ementa

Problemas ambientais que afetam o espaço geográfico no Brasil, Estado de Mato Grosso e Região do Vale do Juruena. Possibilidades de soluções.

 

CONTABILIDADE AVANÇADA

Ementa

Demonstração do Fluxo de Caixa: Aspectos conceituais (apresentação, finalidade, importância e normatização); Métodos direto e indireto; Fluxos de investimento, operacional e financiamento. Demonstração do Valor Adicionado: Conceito de valor adicionado; Objetivos; Importância da demonstração; Necessidade de elaboração desta demonstração; Riquezas criadas e distribuídas; Representação gráfica; Modelos de DVA; Demonstração do Valor adicionado e o balanço social. Consolidação das Demonstrações Contábeis: Noções preliminares; Fundamentos; Ajustes contábeis; Participação minoritária; Lucros não realizados; Método proporcional; Método integral. Conversão em Moedas Estrangeiras: Órgãos regulamentadores; Técnicas e taxas de conversão; Itens monetários e não monetários; Principais ajustes BRGAAP para USGAAP; Ganhos e perdas. Métodos de Avaliação de Investimento: Método de custo; Método de equivalência patrimonial e valor de mercado; Participações societárias (controladas e coligadas); Relevância dos investimentos; Provisão para perdas; Aquisição com ágio e deságio; Critérios de forma de contabilização. Métodos de Avaliação de Empresas: Importância do processo de avaliação, Finalidades do processo de avaliação; Técnicas de avaliação; Técnica patrimonial, método clássico ou método europeu; Técnica patrimonial corrigida, balanço com ajustes; Técnica de geração de caixa, denominada de dinâmica ou americana; Efeitos da taxa de juro da economia; História e tradição versus projeções para o futuro; Concorrência de mercado. Reorganização Societária: Cisão; Fusão; Incorporação; Extinção. Transações Entre Partes Relacionadas: Definição de partes relacionadas; Objetivo da divulgação das transações entre partes relacionadas; Tipos de transações possíveis; Formas de divulgação; Aspectos legais e fiscais.

Sociedades Controladas em Conjunto – Joint Ventures: Conceito; Processo para formação das joint ventures; Modalidades de joint ventures e aspectos contábeis; Aspectos legais. Operações com Derivativos, Hedge e outros Instrumentos Financeiros: Reconhecimento, mensuração e evidenciação de instrumentos financeiros; Ganhos e perdas em operações com instrumentos financeiros. Tópicos Diversos: Factoring, conceito e contabilização de Factoring; Variações monetárias; Partes beneficiárias; Participação nos lucros.

 

CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO

Ementa

Atividade rural, pecuária e agroindustrial; Empresas rurais; Formas de exploração das atividades rurais, Culturas permanentes e temporárias, apuração e contabilização dos custos relacionados; Depreciação, exaustão e amortização na atividade agrícola; Contabilidade da pecuária; Plano de contas na atividade agrícola, elaboração de relatórios contábeis. Métodos de custeio na Atividade agropecuária; Aspectos fiscais da atividade agropecuária.

 

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Ementa

Aspectos Introdutórios: Conceitos; Antecedentes históricos; Cenário mundial. Organismos Reguladores da Profissão: AIC; IASB; IFAC; IOSCO; FASB; CFC; UE - União Europeia. Harmonização Contábil Internacional: Normas brasileiras de regulação e estrutura conceitual; Normas do IASB; Normas Americanas (USgaap); Certificação internacional. Práticas de Governança Corporativa: Adaptações à lei sarbanes oxley; Accoutability; Disclosure. Demonstrações Contábeis em Ambiente Internacional: Conceitos referentes às demonstrações contábeis; Análise das congruências e divergências da estrutura das demonstrações contábeis.

 

LABORATÓRIO CONTÁBIL E CUSTOS

Ementa

Rotinas de Escrituração Contábil com uso de Software: Elaboração do plano de contas; Centros de resultado; Históricos e lançamentos padronizados; Escrituração de documentos contábeis; Elaboração e apuração das demonstrações contábeis; Emissão de livros contábeis; Declarações pessoa jurídica, IRPJ, DIPJ, DCTF, DIRF; Controle do ativo imobilizado e depreciação. Rotinas de Apuração de Custos com uso de Software: Sistema de contabilização departamentalizada; Aplicação de conceitos e cálculos de custos em ambiente informatizado (uso de planilhas de cálculo); Cálculos de custos através de fórmulas em planilhas eletrônicas ou sistema; Geração de relatórios de custos, sintéticos e analíticos. Jogos de Empresas: Simulação de empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços; Análise e interpretação das variáveis envolvidas; Levantamento das Demonstrações contábeis e financeiras das situações simuladas.

 

DIREITOS HUMANOS

Ementa

A relação entre educação, direitos humanos e formação para a cidadania. Algumas questões atuais: o Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e educação para a cidadania e a construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Ementa

Redação do Trabalho de Conclusão de Curso: Introdução, desenvolvimento, conclusão; A construção do parágrafo, aspectos a considerar; Elementos de apoio ao texto, citações, notas de rodapé, ilustrações, tabelas e gráficos. Coleta de Dados: Entrevista (principais técnicas, usos, vantagens e desvantagens da mesma, e modelo de formulário para entrevista semi-estruturada); Questionário, redação, critérios na construção do instrumento de coleta de dados, (tipos de perguntas e forma de aplicação do questionário). Estrutura Básica do TCC: Elementos pré-textuais, capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, abstract, listas e sumário; Elementos textuais, introdução, seções e considerações finais; Elementos pós-textuais, glossário, referências, apêndices e anexos. Regulamento e Documentação do TCC: Orientação e observação da aplicação das regulamentações. Apresentação Oral do Trabalho de Conclusão de Curso: Aspectos básicos da defesa oral do(a) graduando(a); Uso adequado dos recursos tecnológicos. Revisão do TCC: Recomendações para realização da versão final do TCC (escrito e em CD formato PDF).

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR