Código

Senha

O curso de Administração do CTESOP visa formar profissionais empreendedores com capacidade de liderança, visão crítica, holística, inovadora, fortes valores éticos e que apresente competências intelectuais, técnicas, organizacionais, sociais e políticas, para que efetivamente assegurem seu sucesso profissional.

Ementas



1º Ano

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO I

Conceito e objetivos de estudo da administração. O estudo da teoria geral da Administração. Abordagem clássica da Administração: teoria clássica e teoria estruturalista. Abordagem humanística da administração: teoria das relações humanas, teoria comportamental, desenvolvimento organizacional. Escola Quantitativa. Abordagem sistêmica, contingencial e o novo movimento das relações humanas. Novas abordagens de administração: qualidade total, administração participativa, reengenharia. A Organização.

 

MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO I

Proporções. Grandezas Proporcionais. Divisão Proporcional. Regras de três. Porcentagem. Operação sobre Mercadorias.  Operação com Juros e Descontos Simples. Operação com Juros e Descontos Compostos. Capitalização e Amortização Composta.  Empréstimos.

 

INFORMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

Histórico do computador e internet. Arquitetura básica do computador: hardware e software. Funcionamento do Computador. Informática no Contexto Socioeconômico e Cultural. Sistema Operacional Windows. Noções dos principais aplicativos existentes no mercado: Processadores de Texto, Planilhas Eletrônicas e Software de Apresentação. Noções básicas das normas e formatação de trabalhos científicos (padrão ABNT CTESOP). Noções de internet: navegadores, ferramentas de hipertexto e suas funções.

 

CONTABILIDADE PARA ADMINISTRAÇÃO

Conceito, utilização, objetivos e princípios fundamentais da contabilidade, patrimônio, contas, escrituração, balanço patrimonial, balancete de verificação, apuração do resultado do exercício, demonstrações contábeis e controle de estoques.

 

PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

A Ciência, sua natureza e sua função.  O fato científico.  A verdade, o fato, a teoria, a ideologia.  O processo de pesquisa.  A seleção do problema.  A seleção de delineamento da pesquisa, o referencial teórico, a natureza do estudo, limites e possibilidades do sistema de elaboração dos instrumentos de pesquisa.  Codificação e análise de dados.  Interpretação dos resultados.  Relatório da pesquisa.

 

FILOSOFIA E ÉTICA EM ADMINISTRAÇÃO

Conceituações de filosofia, o nascimento da filosofia e seu significado. A cosmologia, conhecimento mítico e conhecimento filosófico. Código de Ética Profissional do Administrador. A filosofia em face de outros ramos de conhecimento, problemas relativos ao método de investigação filosófica. Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Crítica filosófica e a possibilidade da investigação sobre os fundamentos da realidade. Atividades da filosofia, a crítica da modernidade, análise dos grandes sistemas de ideias, com ênfase nas principais correntes de pensamento do mundo contemporâneo; distinguir épocas e sistemas de pensamento, responsabilidade social versus lucro, ética do bem comum, maximização de lucros e as teorias do cuidado e da responsabilidade.

 

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O conhecimento da Língua Portuguesa é uma necessidade fundamental para o bom desempenho de qualquer empresa em nossos dias. Tendo em vista o papel do administrador de empresas, deve-se considerar nossa língua um instrumento indispensável e prioritário em todas as funções de qualquer empresa.

 

ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

Estatística descritiva e inferencial aplicada à administração. Utilidade prática, aplicação do levantamento de dados para a pesquisa. Expor esses dados em tabelas e gráficos. Trabalhar os mesmos de forma a ser capaz de tirar conclusões. Ter noção exata das medidas de tendência central, separatrizes e de dispersão e distribuí-los em intervalos de classe, fazer inferências de forma a dizer se os mesmos são significativos ou não.

 

PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Delimitação do campo da Psicologia aplicada à administração, análise do processo de interação entre as pessoas, os grupos e as organizações, buscando estabelecer relações mais ajustadas entre o desenvolvimento tecnológico e os valores sociais. Relações humanas na empresa, o trabalho humano. A psicologia nas organizações modernas.

 

SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Contexto histórico do aparecimento da sociologia aplicada à administração. As classes sociais no capitalismo moderno. Teoria Geral dos sistemas organizacionais – A organização formal na indústria. Sistemas interativos e participativos no desenvolvimento organizacional. Administração social contemporânea. As organizações sociais. A mão-de-obra no Brasil.

 

2º Ano

DIREITO EMPRESARIAL

Noções gerais de Direito. O Direito de Empresa. A Empresa e o Empresário. Sociedades em geral, personificadas e não personificadas. Liquidação das Sociedades. Transformação, incorporação, fusão e cisão das sociedades. Títulos de Créditos. Das Falências e das Recuperações Extrajudicial e Judicial.

 

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Fundamentos de marketing, Planejamento Estratégico e o Processo de Marketing. Ambiente de Marketing, Sistemas de Informação de Marketing. Análise dos Mercados Consumidores e Comportamento de Compra. Comportamento Organizacional. Segmentação de Mercado. Pesquisa de Mercado. Fixação de Preço, Administração de Produtos.

 

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

As Organizações e a Administração de Pessoal. Evolução da administração de pessoal. Desafios da gestão de pessoal. Significado do trabalho. Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Remuneração. Higiene, Segurança e Medicina no Trabalho. Serviços Administrativos.

 

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

Conceitos básicos. Organização, sistemas e métodos na empresa. Função e organização. Visão sistêmica da empresa. Projeto de organização, sistemas e métodos e atualidades em organização. OSM e informática. Analistas de processos.

 

ECONOMIA PARA ADMINISTRAÇÃO

Introdução à Ciência da economia. Teoria da produção. Teoria da repartição e da circulação, teoria do mercado e do consumo. O mercado e suas estruturas. Problemática do Brasil em relação à economia – agricultura, indústria e comércio no Brasil. Nível de emprego e preço. Introdução à Teoria Keynesiana.

 

ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS

Importância e evolução histórica. Classificação de custos. Elementos de custo de produção, comercialização e serviços. Sistema de apuração de custos e mudanças ambientais no mercado. Gestão participativa. Utilização dos elementos de custo na empresa.

 

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

O sistema de materiais e o meio ambiente. Classificação, padronização, especificações e codificação de materiais. Previsão de demanda e orçamento de materiais. Dimensionamento dos estoques, organização do órgão de compras. Seleção e qualificação de fornecedores. Processo de compras. Organização de almoxarifados. Bens patrimoniais da empresa. Bens de consumo e permanentes.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO I

Aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais do ambiente e da dinâmica empresarial, orientado pelos docentes titulares das disciplinas de Administração de Recursos Humanos e Administração Mercadológica.   Planejamento, desenvolvimento, coleta, análise e interpretação dos dados sugestões e recomendações, deverão compor um relatório final para apresentação das atividades desenvolvidas nas áreas de Recursos Humanos e Mercadológica.

 

3º Ano

 TÓPICOS ESPECIAIS I

Conhecimento global do funcionamento do sistema empresarial. Conhecimento das principais funções administrativas de uma organização. Vendas, negociação e criação de canais de distribuição de produtos no mercado. Vocação empreendedora, desenvolvimento de mentalidade empresarial.

Desenvolver os conceitos básicos de empreendedorismo, a partir de pré-requisitos que envolvem a capacidade do acadêmico na resolução de problemas contextualizados no seu dia-a-dia. As práticas de trabalho, caracterizando-as na dimensão de um saber vinculado à realidade social e econômica do setor em que atua.

 

TEORIAS ORGANIZACIONAIS

Discussão da administração enquanto ciência, abordando a administração entre a visão tradicional e renovação. Estudos da administração com o enfoque da análise organizacional. Compreensão de como têm sido as organizações e das novas perspectivas que se abrem.

 

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Introdução. A função de produção. Processos industriais mais usados. Planejamento industrial. Planejamento e controle de produção. Localizações de indústrias. Marketing de produção. A produção e a racionalização do trabalho. Métodos de produtividade. Segurança e higiene industrial. Controle estatístico de qualidade total.

 

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Alternativas para organização de administração financeira. Aplicação da administração financeira. O ambiente legal, operacional e fiscal da empresa. Análise das demonstrações financeiras. Qualidade gerencial. Controladoria. Administração de capital de giro. Orçamentos – objetivos e finalidades. Princípios fundamentais. Orçamento global. Planejamento e controle de vendas. Planejamento e controle de produção e de estoque. Planejamento dos custos orçamentários. Desempenhos dos orçamentos e das finanças administrativas. Análise das variações orçamentárias.

 

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A organização vista como sistema: eficácia e eficiência empresariais. Conceitos operacionais sobre sistemas de informação. Política e sua influência nos sistemas de informação. Impactos no processo eletrônico de dados nos sistemas de informação. Valor dos sistemas de informação para a organização no mundo moderno e de economia globalizada. Valor dos sistemas de informação para a empresa. Plano diretor de sistemas. Aspectos comportamentais e políticos de desenvolvimento de sistemas como instrumento de auxílio à alta gestão. Instrumentação das fases da engenharia da informação. Instrumentação para soluções antimonotonias corporativas. Simulação de modelos empresariais. Sistemas especialistas. Técnica de geração de cenários. Aplicações de simulação em administração. Aplicação dos meios de informatização aos problemas organizacionais.

 

COMÉRCIO EXTERIOR I

Organizar para exportar/importar. Política de exportação/importação. Análise do produto a exportar/importar. Canais de Distribuição. A procura do Mercado. Registro do exportador/importador. Comerciais Exportadoras. Trading Company. Incentivos a exportação. Documentos de exportação/importação. Procedimentos fiscais nas operações de exportação/importação. Recursos financeiros na Exportação. Formações de preço de exportação/importação. Estrutura do comércio exterior brasileiro. Entidades intervenientes nacional e internacionalmente. SISCOMEX Importação. SISCOMEX Exportação.

 

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

Planejamento Estratégico de recursos humanos. Gestão do Conhecimento. Gestão por Competência. Gestão da Cultura Organizacional. Subjetividade & Trabalho e Responsabilidade social das organizações.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO II

Aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais do ambiente e da dinâmica empresarial, orientado pelos docentes titulares das disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária e Administração da Produção. Planejamento, desenvolvimento, coleta, análise e interpretação dos dados sugestões e recomendações deverão compor um relatório final para apresentação das atividades desenvolvidas nas áreas de Financeira e Produção.

 

4º Ano

 COMÉRCIO EXTERIOR II

Breve histórico do surgimento da necessidade de prevenir a insegurança contida no futuro incerto. O surgimento da mutualidade como suporte de contrato de seguro e a aplicação do mesmo no desenvolvimento social. Histórico do transporte como meio de produção. O surgimento, desenvolvimento, noções históricas e meios atuais de transporte internacional de mercadorias.

Procedimentos cambiais. Registro do exportador/importador. Incentivos a exportação. Documentos. Conferência de Cartas de Crédito. Análise dos riscos e responsabilidades das Modalidades de Embarque/INCOTERMS 2000. Procedimentos fiscais. Formações de preço. SISCOMEX. Controles Administrativos. Relacionamento empresa x instituições financeiras. Aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais do ambiente e da dinâmica do comércio exterior.

 

MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO II

Fornecer as bases conceituais da Pesquisa Operacional, capacitando o aluno para utilizar as diversas técnicas quantitativas aplicáveis às áreas de Administração. Tópicos essenciais de lógica matemática. Razões e proporções entre números e grandezas: a lógica da razão matemática como definição para proporções generalizadas. Aplicações de uso de gráficos para a compreensão e apreensão da linguagem matemática.

 

TÓPICOS ESPECIAIS II

Tópicos especiais em Administração Mercadológica. Tópicos especiais em Administração de Recursos Humanos. Tópicos especiais em Administração da Produção. Tópicos especiais em Administração Estratégica.

 

GESTÃO DOS AGRONEGÓCIOS

Noções gerais de administração rural. Introdução ao "agribusiness". Planejamento da Empresa Rural. Políticas Agrícolas. Qualidade Total na Agricultura. Desenvolvimento da Agricultura Brasileira - Concepções clássicas e recentes. Conceito de ambiente. Ambiente da organização (externo). Ambiente da tarefa. Impacto da sociedade e do meio ambiente nas decisões empresariais. Impacto das decisões empresariais na sociedade e no meio ambiente. Modelos de gestão ambiental. Cooperativismo e Associativismo.

 

MERCADO DE CAPITAIS

O mercado de capitais e o desenvolvimento econômico. Funções das Instituições Financeiras. O mercado de capitais no Brasil. Evolução. Conhecimentos teóricos e práticos da estrutura e funcionamento do mercado de capitais.

 

DIREÇÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

O processo de gerência estratégica. Pensamento estratégico. Natureza da vantagem competitiva. Missão da empresa. Análise externa: O modelo das 5 forças, grupos estratégicos, evolução da indústria. Globalização e vantagem competitiva. Análise interna: Análise de valor, estratégias genéricas, competências essenciais. Estratégias de nível funcional: escala, aprendizado, inovação, responsividade a clientes. Estratégias de nível unidade de negócio. Estratégias em um ambiente global. Estratégias corporativas: Análise de portfólio, integração vertical e horizontal, diversificação. Desenho de sistema de controle estratégico.

 

GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Empresa Familiar. Empresa Familiar no Brasil. Processo sucessório nas empresas familiares. Processo de Planejamento, Organização, Direção e Controle na Empresa Familiar. As diferentes dimensões das micro e pequenas empresas. Diagnóstico e gestão das MPEs. Características e desafios das Organizações não governamentais. Processo de Planejamento, Organização, Direção e Controle de ONGs.  Prática da Responsabilidade Social nas Organizações. A evolução do conceito de responsabilidade social. Os tipos de responsabilidade social. Conceito de cidadania empresarial. Marketing social. Problemas sociais locais.

 

LOGÍSTICA

A disciplina aborda essencialmente a logística empresarial, porém há também uma visão integrada com as demais áreas empresariais. A disciplina enfoca como eixo básico: a introdução de novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo; os conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos; o relacionamento empresarial de redes de organizações, o Supply Chain Management, traduzidos pelas parcerias empresariais que permitem resultados ampliados aos participantes, demonstrando a importância da compreensão das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos, na busca de acréscimos de valor aos clientes finais.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho desenvolvido por meio de pesquisa na forma de trabalho científico.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO III

Aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais do ambiente e da dinâmica empresarial, orientado por um docente da área de administração e um supervisor na empresa onde será realizado o estágio. Planejamento, desenvolvimento, coleta, análise e interpretação dos dados, sugestões e recomendações deverão compor um relatório final para apresentação das atividades desenvolvidas.

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