Código

Senha

Visita técnica ao litoral paranaense



 

Nos dias 04 a 07 de dezembro, professores e acadêmicos de Geografia do CTESOP fazem prática de campo por meio do reconhecimento Geográfico da região litorânea do Paraná. As atividades serão desenvolvidas na Serra da Graciosa no trajeto Curitiba à Morretes, Morretes, Antonina, Ilha do Mel e das Peças. As atividades serão desenvolvidas na Serra da Graciosa no trajeto Curitiba à Morretes, Morretes, Antonina, Ilha do Mel e das Peças. Essas atividades do Curso de Geografia têm como objetivo integrar a teoria e a prática para melhor entender a formação geológica, pedológica, faunistica e floristica, sócio-econômica, cultural, assim como o processo de colonização do Estado do Paraná.

 

Serviço:

Saída no dia 04 de dezembro às 23 horas com destino à Curitiba

Chegada prevista para 08h do dia 05/12 em Curitiba, em seguida descendo a serra da Graciosa na qual serão trabalhadas as disciplina de geomorfologia, biogeografia, historia do Paraná, organização urbana e industrial.

13h - visita as cidades históricas do estado do Paraná - Morretes e Antonina e depois Pontal do Paraná.

05 de dezembro - Ilha da Peças: a importância econômica do porto de Paranaguá, organização das atividades de coleta de caranguejo e a distribuição social e ambiental, a importância do Mangue para biodiversidade, a importância do mar num contexto de origem, formação e os aspectos que contribui com as condições socioeconômica e ambiental das comunidades caiçaras, observação de Boto-cinza  e de espécies ameaçadas de extinção, como o papagaio da cara roxa. Visita às áreas de Sambaquis.

06 de dezembro – Farol: o processo histórico das primeiras navegações até os dias atuais; discussão sobre o processo histórico de ocupação via mar.

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR