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Curso de Matemática do CTESOP promove palestra sobre Inclusão Educacional, em Jesuítas



O Curso de Licenciatura em Matemática do CTESOP promoveu palestra com a Temática “Inclusão Educacional: conhecer para não excluir”. O evento ocorreu no Município de Jesuítas e foi ministrada pela professora Denise de Cassia Ventura de Oliveira, especialista em Educação Especial com experiência profissional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na direção da APAE de Jesuítas por 22 anos. Atualmente, é Assistente Técnica do Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand.

Os assuntos abordados pela palestrante foram os desafios profissionais do professor diante de estudantes inclusos, iniciando sua fala definindo o termo Inclusão Educacional e as alterações ocorridas com o transcorrer do tempo, seja em função das pesquisas acadêmicas em diversas áreas, notadamente as ligadas à cognição e à saúde, ou em função da ampliação do entendimento da comunidade educacional sobre o conceito.

Posteriormente, apresentou uma classificação atual dos diferentes tipos de deficiência e, em cada uma delas, destacou didaticamente os indicadores e discutiu formas de abordagem que o professor pode utilizar para auxiliar os estudantes no processo de ensino e de aprendizagem.

Encerrou sua exposição indicando as formas de atendimento atualmente disponíveis para os estudantes inclusos nas escolas da Rede Pública de Ensino e apresentou e discutiu com os acadêmicos algumas orientações sobre como atuar em deferentes situações.

Durante o evento, os acadêmicos tiveram a oportunidade de realizar questionamentos e esclarecer dúvidas sobre situações que vivenciam em seus estágios e suas experiências com estudantes inclusos nas escolas.

Para o Professor Vanderlei Lavaqui, Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, “esta é uma oportunidade para discutir a inclusão educacional, temática que suscita muitas dúvidas, principalmente entre os professores em início de carreira e que precisam ser abordadas durante a graduação”.

Para o acadêmico Geovane Medeiros Zulato, do segundo ano, “a palestrante relatou parte de sua experiência e isso nos faz perceber o que durante nossa vida profissional poderemos encontrar situações como as relatadas, podendo agir para não excluir”. Já a acadêmica Alessandra Amaro indicou que a palestra foi valiosa para “perceber algumas características das pessoas com deficiência e como trabalhar com elas para que não sejam excluídas, tanto em sala de aula como na convivência em sociedade”.

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