Código

Senha

Secretaria Municipal de Saúde através do CAPS I realizaram campanha em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental



 

Foi realizada no dia 10 de outubro uma Campanha na Avenida Tupãssi em comemoração ao dia mundial da saúde mental que é comemorado neste mesmo dia. A mesma foi sediada pela Secretaria Municipal de Saúde sendo organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) em parceria com os alunos do Curso de Enfermagem da UNIMEO/CTESOP. A ação contou com distribuição kits com orientações de saúde mental e prevenção de DST/AIDS, escrita em carros, bem como aferição de pressão arterial. Ao todo foram distribuídos cerca de 1.000 kits de saúde mental.

O objetivo da campanha é chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicas. A organização mundial da saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão não é estritamente um problema da saúde.

O tema deste ano escolhido pelo Ministério da Saúde foi esquizofrenia e a OMS afirma que pessoas com a doença vivem muito menos do que a população em geral; agência da ONU calcula que no mundo existem mais de 21 milhões de pacientes com este tipo de transtorno.

“A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição “oficial” de saúde mental, admite-se, entretanto, que o conceito é mais amplo que a ausência de transtornos mentais”, é o equilíbrio emocional entre o organismo e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro.

Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Os seguintes itens foram identificados como critérios de saúde mental: Atitudes positivas em relação a si próprio; Crescimento; Desenvolvimento e Auto-realização; Integração e Resposta emocional; Autonomia e Autodeterminação; Percepção apurada da realidade; Domínio ambiental e Competência social.

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR