Código

Senha

Curso de História realiza Aula Magna



 

A Aula Magna do curso de Licenciatura em História do CTESOP aconteceu, na última semana, sob o título: "Pátria Perdida, Pátria Reinventada: Diáspora e ‘Cultura da Memória’ numa Colônia de Refugiados no Paraná”,  ministrado pela Profª. Drª. Méri Frotscher Kramer. A palestrante é Pós-Doutora na Universidade de Berlim. Doutora em História Cultural pela UFSC e Universidade Católica de Eichstätt, Baviera, Mestre em História do Brasil pela UFSC. Professora da Unioeste, integrante da Rede Latino-americana de História Oral (RELAHO), da Associação Internacional AREIA, da ANPUH Brasil e da ABHO - Associação Brasileira de História Oral.

O evento contou com a presença da Professora Fabiany Begosso Alves, Diretora do CTESOP; Professora Maria Oro, Coordenadora Pedagógica da IES; Professora Fabiana Marreto Secariolo, Coordenadora do curso de História, Professor Vanderlei Lavaqui, Coordenador de Matemática e Professor Jael dos Santos, Professor Reginaldo dos Santos, Acadêmicos e Convidados que foram agraciados com as temáticas: memória, migração, cultura, "locais de memória", entre outros, em uma noite de reflexão historiográfica tão pertinente ao trabalho do Historiador/Professor de História.

Durante a noite a Profª. Drª. Méri apresentou sua pesquisa realizada na Colônia de Entre Rios, pertencente a cidade de Guarapuava, onde abordou narrativas da Segunda Guerra Mundial sobre Alemães e seus descendentes que habitavam o leste, o sudoeste da Europa e regiões do Império Austro-Húngaro que fugiram ou foram expulsos de seus territórios por tropas Russas, e que ficaram conhecidos como Suábios do Danúbio. A Palestrante destacou a construção de uma memória coletiva a partir das experiências dos habitantes da colônia, bem como sentidos coletivos resignificados em torno das lembranças e experiências traumáticas. Segundo a Professora Méri, “o historiador precisa ser crítico ao trabalhar e analisar as fontes”.

“O evento estabeleceu um momento de diálogo e debates entre professores e acadêmicos, proporcionando um momento de grande produtividade acadêmica. Nesse sentido o Curso de História do CTESOP, destaca a preocupação com a formação de seus acadêmicos e reforça o compromisso de atender as exigências para uma excelente qualificação profissional”, conclui a Coordenadora Professora Fabiana Secariolo

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR