Código

Senha

As expectativas sobre o trabalho do Professor de Matemática



 

O Curso de Licenciatura em Matemática do CTESOP realizou a Mesa Redonda com a temática “As expectativas sobre o trabalho do Professor de Matemática e o Ensino de Matemática”, que apresentou como objetivos: refletir sobre o processo de formação do professor de matemática; discutir sobre a atuação profissional do educador matemático; promover a valorização e a conscientização sobre a importância da licenciatura em matemática e mostrar a abrangência da ação do professor na comunidade.

Foram convidados, como debatedores, a Professora Tânia Regina Casado Vaz, Coordenadora Técnico-Pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Assis Chateaubriand, a professora Vilma Rinaldi Bisconsini, Coordenadora da disciplina de Matemática do NRE, o Professor Darci Mezzari, Diretor do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, de Jesuítas, o senhor Esmael Fernandes e a senhora Jaqueline Laguna Gozzer Fernandes, pais de alunos da Rede Estadual de Educação e Presidentes da Igreja São Francisco, em Assis Chateaubriand. O evento contou ainda com a presença dos Acadêmicos de Matemática do CTESOP, Professores e Coordenação do curso.

O Professor Vanderlei Lavaqui, Coordenador de Estágio Supervisionado destaca que “o evento contribuiu para demonstrar aos acadêmicos a relevância do professor de matemática e do ensino da disciplina na sociedade”. A Acadêmica Silvia Brina relata que "as discussões ajudam os acadêmicos entenderem como é a prática do dia-a-dia dentro da Escola. Os exemplos, conselhos e experiências dos debatedores colaboram para nossa melhor profissionalização".

"O objetivo principal do evento foi demonstrar aos nossos acadêmicos de Matemática um retrato inicial do trabalho do professor. Que há a necessidade de buscar o interesse do estudante pela Matemática, tornando as aulas mais motivadoras, atraindo a participação efetiva e interagindo a disciplina com a realidade vivenciada. Nós professores, para termos sucesso diante da classe devemos ir além do mero conhecimento, trabalhar junto ao estudante situações concretas, atividades significativas, desenvolver o raciocínio lógico, ser amigo, companheiro e exigente", conclui o Professor José Adailton Dechechi, Coordenador do Curso de Matemática do CTESOP.

 

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR