Código

Senha

19 de Agosto - Dia do Historiador



No dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Historiador.

O Professor/Historiador trabalha com a História e o processo de transformação promovido pelo homem. De acordo com o historiador Marc Bloch “a História é o estudo da ação do homem no tempo e no espaço”. Esse estudo se faz necessário para problematizar os fatos, suas interpretações e analisar questões simples e complexas. Além da função de problematizar e produzir análises críticas sobre os fatos, também tem a grande responsabilidade de dar voz a quem foi silenciado estabelecendo reflexões e produzindo novos conhecimentos. Considerando a conjuntura política e social da atualidade, o profissional da História tem a responsabilidade de ser questionador e interlocutor nos espaços de produção da História, debatendo, questionando e produzindo novos conhecimentos.

O estudo da História deve contribuir para uma sociedade pensante, que reflita e compreenda o espaço do qual está inserida. Em todos os espaços a História se faz presente, na política, na economia, na escola, na família, nas instituições, tudo é História. Nesse sentido a preocupação do Historiador não deve estar em transmitir informações, mas discutir e elencar os problemas e questões que pertencem a esses espaços.

Parabéns a todos os Professores Historiadores que produzem conhecimentos e defendem a História como um essencial para a compreensão das transformações e permanências no tempo e no espaço. Em especial Parabéns aos Acadêmicos e Professores do Curso de História do CTESOP, que neste ano de 2016 irá formar sua 17° Turma do curso. Isso demonstra o sucesso do curso e o comprometimento dos Professores em promover um excelente processo de formação para os seus Acadêmicos.

 

Professora Mestre Fabiana Mareto Secariolo

Coordenadora do Curso de História do CTESOP

ctesop.com.br | 44 3528-2337 | Av. Brasil, 1441 - Jd. Paraná | Assis Chateaubriand-PR